NotíciasPolícia

16 países já encerraram a votação para presidente da República

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Até as 9h deste domingo (30), eleitoras e eleitores brasileiros em 22 cidades de 16 países já haviam finalizado a votação para presidente da República.

Confira a tabela:

PAÍSCIDADE
AUSTRÁLIACAMBERRA
SYDNEY
CHINACANTÃO
PEQUIM
XANGAI
CHINA, HONG KONGHONG KONG
CORÉIA DO SULSEUL
FILIPINASMANILA
INDIAMUMBAI
NOVA DELHI
INDONÉSIAJACARTA
JAPÃOHAMAMATSU
NAGÓIA
TÓQUIO
MALÁSIAKUALA LUMPUR
NEPALKATMANDU
NOVA ZELÂNDIAWELLINGTON
SINGAPURASINGAPURA
TAILÂNDIABANGKOK
TAIWANTAIPÉ
TIMOR LESTEDÍLI
VIETNÃHANÓI
1622

 

O encerramento a essa hora se deve ao fuso horário adiantado em relação ao Brasil. Portanto, outros eleitores continuam votando em dezenas de outras localidades fora do país.

Ao todo, a eleição no exterior acontece em 141 cidades estrangeiras localizadas em 101 países.

Divulgação dos resultados

A totalização e a divulgação oficial dos resultados das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente ocorrerá a partir das 17h do horário de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país.

Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral no exterior podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna (BU), que é emitido pelo equipamento.

Ou seja, não há antecipação de totalização de votos em relação aos locais de votação situados no exterior. A totalização dos votos das eleições somente começa a partir das 17h pelo horário da capital brasileira.

Nas Eleições 2022, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles só podem votar para presidente da República. O número de eleitoras e eleitores no exterior aumentou em 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais.

Fusos no Brasil

Uma decisão do Plenário do TSE de dezembro de 2021 determinou a uniformização do horário de votação em todo o país. Isso significa que, em todo o Brasil, as seções eleitorais foram abertas às 8h com a votação se encerrando às 17h pelo horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila.

Desse modo, estados com fuso horário diferente de Brasília tiveram de se adequar à medida, prevista na Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. As seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abriram uma hora antes, ou seja, às 7h do horário local.

Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciou a votação às 7h. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de votação começaram com duas horas de antecedência, isto é, às 6h.

Já em Fernando de Noronha (PE), a votação começou às 9h do horário local para coincidir com o horário da capital federal.

EM/CM

Gemerson Rogerio Santos

Use Russian Women such as a ‘job’

Artigo anterior

Força Federal vai atuar em 578 localidades neste 2º turno

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.