Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Abastecimento de água está garantido em Guaporé

A escassez de chuva e o calor excessivo registrados ao longo dos meses de dezembro de 2019, janeiro, fevereiro e especialmente na primeira quinzena de março deste ano, colocaram em alerta os moradores de Guaporé

127Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A escassez de chuva e o calor excessivo registrados ao longo dos meses de dezembro de 2019, janeiro, fevereiro e especialmente na primeira quinzena de março deste ano, colocaram em alerta os moradores de Guaporé. A cidade enfrentou dois problemas pontuais de falta de água devido ao rompimento da tubulação (adutora) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a comunidade está preocupada com a situação do rio Carreiro. O leito do flúmen está com níveis preocupantes na altura da ponte que divide os municípios de Guaporé e Vista Alegre do Prata. Porém, a gerência da Unidade da Corsan tranquiliza a população.
O ponto onde a Corsan capta água, na barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Autódromo, apresenta uma quantidade significativa. Conforme o gerente da Corsan, Jorge Luis Dexheimer, o nível de água está dentro do previsto e não há expectativa de racionamento.
“O que nos preocupa é o consumo elevado que estamos registrando nesse momento. Nosso pedido é para que a comunidade guaporense evite o desperdício e use a água de forma racional. Abandonar hábitos que gerem desperdício é fundamental. Temos que ter a consciência que a água é responsabilidade coletiva”, disse.
A Corsan produz cerca de 100 litros de água por segundo que são captados, tratados e distribuídos nos 115 quilômetros de rede ao longo de todos os bairros da cidade. A produção é contínua, sem interrupção ao longo das 24 horas do dia. O consumo, que no mês de janeiro girava em torno de cinco milhões de litros por dia, aumentou.
“A capacidade de produção de água está no máximo. Houve um aumento considerável no consumo. Porém, acreditamos que não teremos problemas de falta de água. O nível da barragem, apesar da forte estiagem, está dentro dos padrões. Só ocorrerá se tivermos problemas técnicos ou de muito desperdício de água da população. Por falta de água na barragem, não”, afirmou Dexheimer.
A Corsan, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec), informa que medidas preventivas são necessárias. Evite todo e qualquer desperdício de água. Evite lavar carros, calçadas, banhos longos, torneiras abertas. Use com bom senso e moderação. Casos de abuso serão notificados. A ação é preventiva para evitar que, se a situação prosseguir, seja necessário o racionamento. Com uso consciente, garantimos o abastecimento da nossa cidade.

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.