Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Ação coordenada pelo governo do RS garante conserto de respiradores

Recuperação de respiradores conta com o apoio e suporte de empresas e entidades

253Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), está mobilizando a sociedade para localizar e consertar respiradores estragados nos municípios gaúchos. Os equipamentos são utilizados na recuperação de pacientes da Covid-19.

Em um mês, foram mapeados 219 respiradores danificados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos foram encaminhados para manutenção e 36 já foram consertados e devolvidos aos hospitais.

Sem custos ao poder público, a iniciativa conta com a parceria de empresas, entidades e organizações não governamentais. O objetivo é devolver esses equipamentos em pleno funcionamento para o tratamento de pacientes do coronavírus no Rio Grande do Sul.

“Quando as empresas falam de responsabilidade social é de ações como essa que elas estão se referindo. Estar inseridas na comunidade e ajudar no que é possível. Nós, do governo do Estado, ficamos muito gratos com essa demonstração de solidariedade da sociedade e acreditamos que todos os gaúchos também estão”, afirma o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Respiradores hospital
Equipamentos estragados são recolhidos em hospitais: depois do conserto, são devolvidos, prontos para uso – Foto: Maicon Hinrichsen / Secom

Os respiradores são localizados por meio de contato dos hospitais ou de outras fontes que identifiquem equipamentos estragados e também por um trabalho de busca realizado pela equipe da SGGE e de parceiros.

Os aparelhos danificados passam por higienização, diagnóstico, manutenção mecânica e eletrônica e eventual substituição de peças. Depois de calibrados e com certificação de funcionamento emitida, são devolvidos para a instituição de origem.

Um exemplo dessa ação ocorreu na cidade de Taquara. O Hospital Bom Jesus possuía um equipamento com problemas, ele foi localizado e recebeu manutenção devida. No dia 14 de abril foi devolvido ao hospital em condições.

O conserto de respiradores conta com o apoio e suporte da General Motors, Instituto Cultural Floresta, Capacità Eventos, Senai, Brothers in Arms e Reginp.

Informações sobre respiradores estragados podem ser comunicadas pelo e-mail gabinete@sgge.rs.gov.br

Fonte: Governo do Estado

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.