Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Administração Municipal de Muçum adota medidas temporárias de prevenção ao Coronavírus

Considerando os avanços da pandemia do Coronavírus e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, através do Decreto nº 3518/2020, de 16 de março de 2020, a Administração Municipal adota medidas de prevenção

126Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Considerando os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, através do Decreto nº 3518/2020, de 16 de março de 2020, a Administração Municipal adotará, para fins de prevenção da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), as seguintes medidas:

– Ficam suspensas, pelo prazo de trinta dias a participação de servidores ou de empregados em eventos, curso ou viagens.

– Os servidores e os empregados públicos que estiverem afastados deverão, antes de retornar ao trabalho, informar à chefia imediata o local que visitou, apresentando documentos comprobatórios da viagem. Aqueles que tem contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado, também devem informar o fato à chefia imediata.

– Os gestores dos contratos de prestação de serviço deverão notificar as empresas contratadas para que, sob pena de responsabilização contratual em caso de omissão, conscientizem seus funcionários quanto aos riscos e prevenção do COVID-19, e ainda quanto à necessidade de reportarem a ocorrência dos sintomas.

– Fica determinada a instalação de dispenser de álcool em gel à 70%, em locais acessíveis e visíveis ao público, em todos os órgãos públicos municipais.

– Todo o órgão público municipal deverá afixar mensagem sobre os cuidados de prevenção sobre o Coronavírus.

– O Município revisará todos os alvarás expedidos para execução de eventos ,atendendo os boletins informativos dos órgãos oficiais responsáveis.

⚠️ Fica recomendado:

– Adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos em locais fechados ou abertos com aglomeração de pessoas. Nos eventos mantidos, devem ser adotadas medidas de assepsia para controle de contaminação.

– Adoção das orientações normativas, portarias, boletins divulgados pelos órgãos competentes.
– Fixação de cartazes no transporte coletivo, com informações sobre os cuidados de prevenção contra o Coronavírus, além da higienização periódica;

– Pessoas que tiverem sintomas de contaminação pelo COVID-19, (apresentação de febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispnéia) devem se dirigir exclusivamente à UBS.

– Em caso de recusa do cumprimento das determinações contidas no Decreto, fica autorizado, desde já, aos órgãos competentes, com objetivo de atender o interesse público e evitar o perigo e risco coletivo, adotar todas as medidas legais cabíveis.

– Os casos omissos e as eventuais exceções à aplicação deste Decreto serão definidos pelo Prefeito e a Secretaria da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Muçum

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.