Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Amturvales finaliza projeto para tornar Trem dos Vales definitivo na região

Material será encaminhado para Rumo Logística e Agência Nacional de Transportes Terrestres

145Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Na última semana, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a coordenação do Trem dos Vales, promoveram a apresentação do projeto executivo Trem dos Vales. Estiveram presentes
prefeitos e representantes das cidades por onde passará o trajeto do trem e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o projeto executivo Trem dos Vales foi elaborado pela empresa Trilhar. “Está muito bem embasado, mostrando tudo que é necessário para que a gente possa ter o trem em definitivo”, observa. Arenhart destaca que a ideia é possibilitar os passeios de trem permanentemente a partir do ano que vem.
De acordo como o coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael

Fontana, o estudo feito pela Trilhar, durante todo o ano de 2019, demonstra a viabilidade técnica e questões como segurança operacional, sustentabilidade econômica e a responsabilidade social do projeto.
“Levaremos esse material para análise da Rumo Logística e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Estamos elaborando estratégias e deveremos trabalhar durante todo o ano nessas tratativas. Não podemos esquecer de fortalecer todos o roteiros turísticos que já temos, todas as estruturas existentes, porque turismo não se faz de forma isolada”, afirma Fontana.
Para o presidente da Amturvales, também é necessário mobilizar as prefeituras da região. “Isso é fundamental porque é o Vale do Taquari quem vai se favorecer. Eu ressalto que o trem vai ser o ‘boom’ do turismo no Vale. Já tivemos prova disso no último ano”, afirma Arenhart, referindo-se aos oito passeios de trem realizados entre
agosto e setembro de 2019.
Em 2020, a intenção é oferecer mais quatro fins de semana com passeios de trem, no mês de agosto, com trajetos entre Guaporé e Muçum e Colinas e Roca Sales. “Estamos trabalhando diariamente para viabilizar
o Trem dos Vales. Teremos mais passeios do que no ano passado, afim de aperfeiçoar esse passeio maravilhoso”, pontua o coordenador do projeto, Rafael Fontana.

Crédito: Plural Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa Amturvales

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.