Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Anta Gorda: Fundo de Previdência realiza prestação de contas e troca de diretoria

Na noite de terça-feira, 3 de março, ocorreu a convocação de todos os servidores para participarem de uma reunião do Fundo de Previdência para orestação de contas e eleição dos dos membros

206Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Na noite de terça-feira, 3 de março, ocorreu a convocação de todos os servidores para participarem de uma reunião do Fundo de Previdência para orestação de contas e eleição dos dos membros.
O secretário da Fazenda, Mateus Pianezzola, falou que o intuito foi conversar sobre todos esses assuntos e explicar como estão os investimentos.
Na ocasião foram abordadas as mudanças nas alíquotas que terá uma alteração obrigatória a partir da metade do ano, a PEC, Reforma da Previdência exigiu essa alteração para os municípios, hoje a alíquota do servidor é de 11% do salário que ele recebe, e o município paga a cota patronal de 13,4% . A partir da metade do ano o município e o servidor passarão a contribuir em 14% cada um, tendo um aumento de 3% para o servidor e 0,6% para o município, na contribuição previdenciária.  Além deste custeio normal, o município hoje tem um passivo com relação ao fundo e precisa recuperá-lo.  Para fazer essa recuperação de um valor que gira em torno de R$ 20 milhões, o município paga mensalmente um valor ao fundo, para que de acordo com a lei aprovada, em 35 anos este passivo seja recuperado.
Este ano, na atual situação que o município está, pagando sobre a folha de pagamento dos servidores 25,8% de recuperação do passivo atuarial, isso significa que mais ou menos um quatro da folha que é paga é a mais para recuperar esse passivo, esse déficit que o RPPS acumulou em toda sua existência. Pelos novos cálculos já teve uma prévia agora dessa alíquota de recuperação que será em torno de 22% ao invés de 25%, porém, vai ter um escalonamento que vai subindo 1,5% ao ano.
Em seguida houve a escolha da nova diretoria, sendo o comitê de investimentos, que é quem toma as decisões de como esse dinheiro vai ser investido em quais fundos, bancos e de que maneira será. O conselho tem como novos membros titulares Mateus Pianezzola, Vacilane Dalla Rosa Laurentino, Graziela Musselin Dal Osto, Rodolfo Poletto, Viviane Piovesani e Dulce Schenatto Baroncello e como presidente ficou a servidora Vanessa Dametto Lazzari.
E membros suplentes Lilian Rossi, Patrícia Cavagnoli, Vilmar Stello, André Lottici, Everaldo Lamperti, Simone Casagrande Baldi, Marilene Dalla Vecchia Cutti.
Os membros estarão à frente durante dois anos decidindo de que forma administrarão o dinheiro.

Fonte: Prefeitura de Anta Gorda

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.