Portal de Notícias Correio do Mate
NotíciasSaúde

Anta Gorda: Roxo e laranja são as cores da prevenção em fevereiro

Doenças como Leucemia, Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia estarão em pauta nos programas de prevenção a nível nacional

175Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Para conscientizar sobre a prevenção e os cuidados com estas doenças a Secretaria de Saúde de Anta Gorda proporcionou uma capacitação para suas agentes de saúde.
A capacitação foi ministrada pelo médico clínico geral que atende na Unidade Básica de Saúde, Vicente Comanduli, que falou dos fatores de risco e orientou as agentes sobre a necessidade de cuidados e atenção aos pacientes.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Anadir Souza, ressaltou que fevereiro é o mês de se falar mais sobre a incidência de doenças como a Leucemia, a Lúpus, o Alzheimer e a Fibromialgia, de esclarecer à população e de falar sobre a necessidade e a possibilidade de prevenção: “A equipe da saúde está trabalhando intensamente neste sentido.”
As doenças
A Leucemia é representada pela cor laranja, e trata-se de um câncer que ocorre nos tecidos que formam o sangue, incluindo e medula óssea. Existem tipos de Leucemia, como a mielóide aguda, linfocítica  crônica e linfoblástica aguda.
Já o roxo busca enfoque nas outras três patologias, cujos sintomas podem comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente e seus familiares. Sobre o Alzheimer, por exemplo, institutos de pesquisa do mundo inteiro mostram que a tendência mundial é de crescimento no número de casos. As pessoas estão vivendo mais e a expectativa de vida tende a aumentar com os avanços da Medicina, e o Alzheimer é uma doença que acomete, na grande maioria de idosos.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo como se eles fossem invasores externo. Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas que podem ser extremamente dolorosos.
Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são: dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc), formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Fonte: Prefeitura de Anta Gorda

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.