Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Anta Gorda: Uma prece atendida

Itapuquense que vive em Campo Grande (MS) e também na Espanha, conta como conheceu a gruta e fala do desejo de prestigiar a festa de Nossa Senhora de Lourdes

926Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

“Senti uma paz espiritual tão grande, que não consigo sentir nem dentro de uma igreja”, destaca Sidiclei Formagini, natural de Itapuca (antigo Maurício Cardoso) ao recordar a primeira vez que esteve na gruta de Itapuca/Anta Gorda, em 2016.
Ele, que tem 47 anos e reside em Campo Grande (MS), confessa que já passou por muitos lugares e países, mas nunca esqueceu da gruta. “Sai da minha terra natal muito cedo, quando meus pais decidiram se mudar para Avaré (SP) em 1978. Em 1980 retornamos para o Rio Grande do Sul, vindo a morar em Marau onde ficamos até 1993 quando conclui o Ensino Fundamental e Médio. Após fui embora para Joinville (SC) onde comecei a cursar Engenharia Civil. Em 1997 me formei e imigrei para o Rio de Janeiro onde fiz mestrado e doutorado na área de estruturas. Em 2005, me mudei então para Campo Grande (MS), cidade onde tenho endereço fixo. Em relação à gruta ouvi falar pela primeira vez dela em uma passagem minha por SP quando estava na casa de meus avós e ela foi pauta de um programa de Ana Maria Braga. Me despertou uma vontade imensa de conhecê-la”, conta.
Formagini segue relatando: “Passaram-se anos e em setembro de 2016, durante as férias, fui com meus pais para o Rio Grande do Sul com o intuito de conhecer a gruta. Chegando lá comecei a rezar e pedi para Nossa Senhora de Lourdes a bênção para me tonar pai, que era um grande sonho e minha esposa estava tendo dificuldades para engravidar. Logo quando voltamos para Campo Grande, minha esposa Edinéia acabou engravidando e para nossa surpresa eram gêmeos. Foi o maior presente recebido. Ambos nasceram bem e gestação foi muito tranquila”, recorda. Os gêmeos Luiza e Antônio nasceram em junho de 2017, e conforme Formagini, em janeiro de 2018, ele retornou ao RS e junto aos filhos foi até a gruta para agradecer pelo milagre.
Hoje Formagini é professor universitário do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do MS, é empresário proprietário de um laboratório de ensaios voltados para a área de Engenharia, e reside temporariamente em Valência, na Espanha, desde 2019, com a esposa e os dois filhos. Eu e minha esposa Edinéia estamos fazendo pós-doutorado e devemos permanecer n Espanha até abril do ano que vem”, disse.
Em relação às festividades na gruta, ele enfatiza o desejo de poder participar. “Nunca fui e futuramente pretendo me organizar para participar. O sentimento que tenho por esse local é muito difícil de descrever. Já viajei o Brasil inteiro, já conheci vários países da Europa e já entrei em várias grutas, mas a sensação que eu tive quando entrei na gruta de Itapuca/Anta Gorda foi de paz, tranquilidade, de acolhimento”, finalizou.
86ª Romaria e Festa da Gruta Nossa Senhora de Lourdes será no dia 9 de fevereiro
O evento será antecedido por um tríduo que ocorre nos dias 5,6 e 7 de fevereiro às 19h30min.
A festa ocorre no domingo, 9 de fevereiro com missas às 9h, 10h30min, 13h30min e 15h, esta última será ministradas pelo Bispo Dom Aloíso Dilli. O almoço ocorre às 11h30min com buffet e churrasco. Às 16h inicia a apresentação de Avanir Portela e os Guris e às 18h, o sorteio de brindes.
Na segunda-feira, 10, ocorre também às 10h uma missa seguida com churrasco ao meio-dia.
Diretoria
O evento é organizado pela diretoria da  Paróquia São José do Patrocínio que tem como casal presidente Renato e Ana Toigo e membros: Augustinho e Vanda Isoton, Enio e Mirlei Cecheller, Nédio e Silvana Poletto, Célio e Maria Meotti, Nilo e Adélia Toigo, Almir Santos e Ecleia Provensi, Nilvo e Elaine Alba e Flávio Mezzalina. Ainda há números de rifas disponíveis no comércio local.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Anta Gorda

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.