O primeiro, de um total de nove condomínios para a produção de frangos de corte, foi inaugurado. Vespasiano Corrêa foi o pioneiro a receber, oficialmente, autoridades para a inauguração e o descerramento da placa. Ao ar livre, sob uma estrutura de lona e arejada, representantes da Cooperativa Dália Alimentos, da Administração Municipal de Vespasiano Corrêa, da Câmara de Vereadores, famílias associadas ao condomínio e convidados participaram do ato inaugural.
O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relataram a importância da parceria do Executivo, do Legislativo e do Sicredi para a concretização do projeto. “Projetávamos um bom mercado para a carne avícola, mas em decorrência ao Coronavírus este cenário poderá se modificar. Mas acreditamos, e temos perseverança, de que este cenário é temporário e sabemos que o mundo precisa de alimentos, principalmente de proteína, de alimentos com qualidade, o que a Dália fornecerá com a industrialização do frango aqui produzido”, disse Freitas.
Piccinini também reforçou as várias parcerias público-privadas para a realização do projeto e que foram anos de tratativas até chegar à data da inauguração. “Em um momento em que se fala de Coronavírus inauguramos, ao ar livre e com todo cuidado exigido, o primeiro condomínio avícola, que dispõe de alta tecnologia e, acima de tudo, itens sanitários e de biosseguridade de primeiro mundo”. E complementou: “a Dália está sendo reconhecida mundialmente por estes projetos associativos e vocês, do Condomínio Vespasiano Corrêa, podem se se sentir orgulhosos por serem os pioneiros”.
O presidente do condomínio, Marcos Zilio, falou em nome das 18 famílias associadas e disse que “o nosso objetivo é produzir frangos com qualidade, em parceria com a Dália, com o Sicredi, com a prefeitura, com os vereadores. Hoje é o passo inicial, a efetivação do nosso projeto, do nosso sonho, uma garantia de viabilizar renda às nossas famílias futuramente”.
Ao afirmar que acredita em projetos desta envergadura, o prefeito de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi, fez um agradecimento geral a todos os envolvidos, aos profissionais das pastas de Obras e Agricultura, à Câmara de Vereadores e recordou que foram cinco anos de negociações até chegar à viabilização do projeto. “No dia 15 de março de 2006 formalizamos a intenção em ter um dos condomínios em nosso município. Encaminhamos oficio à Dália por acreditar que seria e será um projeto que impulsionará a nossa economia e trará retornos futuramente”. O poder público, após aprovação do projeto pelo Legislativo, fez a aquisição de uma área de terra em Linha Tenente Fialho, totalizando 11 hectares ao valor de R$ 709 mil.
Ao final do evento, o empreendimento recebeu a benção do padre local e houve o descerramento da placa inaugural, realizado pelas famílias e autoridades presentes. A inauguração do Condomínio Avícola Encantado, programada para o dia 30 de março, foi adiada em virtude do Covid-19.
Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM