Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Área de Guaporé realiza seminário com a temática da Campanha da Fraternidade

Aproximar a comunidade da temática da Campanha da Fraternidade (CF) e, ainda, provocar reflexões e ações possíveis nas paróquias

116Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate
Aproximar a comunidade da temática da Campanha da Fraternidade (CF) e, ainda, provocar reflexões e ações possíveis nas paróquias. Com esse intuito e com objetivo de melhor viver o período quaresmal para um compromisso maior com o tema proposto “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, a Arquidiocese de Passo Fundo, com apoio do Conselho de Pastoral das Áreas Pastorais, realizou na noite da quinta-feira, dia 27 de fevereiro, no Salão Paroquial de Guaporé, um seminário para aprofundar as discussões sobre o tema. O encontro na Área Pastoral de Guaporé, com a presença do arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Pedro Nierotka e outros sacerdotes, foi o primeiro dos 10 programados na área de abrangência da Arquidiocese até o dia 12 de março.
Com o auditório lotado, o Seminário – que é um elemento importante na efetivação da quinta urgência do Plano da Ação Evangelizadora da Igreja Arquidiocesana “Igreja profética e misericordiosa a serviço da vida” – apresentou o texto base da Campanha da Fraternidade, que tem como tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, e é a inspiração para o conteúdo abordado além de contextualizar a ação de Jesus de cuidado com o próximo. Durante a atividade, preparada pela equipe da Campanha da Fraternidade 2020, foram abordadas questões da indiferença em relação à pobreza, à natureza e aos marginalizados da sociedade e apresentados pontos como ecologia integral, solidariedade, compaixão e o compromisso com a vida.
“Este ano o tema é mais amplo. O objetivo geral proposto é: Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”, destaca parte do artigo publicado por dom Rodolfo Luís Weber.
Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade deste ano convida a comunidade a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Um olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, volta-se também para os irmãos e irmãs, contempla o planeta, identificando a criação como presente amoroso do Criador.
“Percebemos também que não estamos cuidando como deveríamos desse amoroso presente divino”.
Por isso, a CF 2020 convoca a comunidade para refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que o sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado. Destaca também Santa Dulce dos Pobres que é assim apresentada pela presidência da CNBB: “Lembremo-nos de Santa Dulce dos Pobres, mulher frágil no corpo, mas fortaleza peregrinante pelas terras de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Dulce, presença inquestionável do amor de Deus pelos pobres e sofredores. Dulce, incansável peregrina da caridade e da fraternidade. Dulce testemunho irrefutável de que a vida é dom e compromisso. Dulce que via, se compadecia e cuidava, Dulce que intercede por nós no céu”, diz o arcebispo de Passo Fundo em seu artigo semanal.
Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM
Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.