Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Artista de Caxias faz um dos maiores grafites do Estado no município de Muçum

Rafael Ferreira, o APA, ilustrou a história da cidade de 5 mil habitantes em painel de 50 metros quadrados

122Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O pequeno município de Muçum, no Vale do Taquari, conhecido como Princesa das Pontes e também como um dos caminhos até o famoso Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, acaba de ganhar mais um atrativo: esse grafite aí da foto acima, considerado um dos maiores do Rio Grande do Sul. A obra, que tem quase 500 metros quadrados, é do artista urbano caxiense Rafael Ferreira, o APA, que buscou resgatar a história dos 61 anos de emancipação política da pequena cidade em um muro de 220 metros de extensão e 2,50 de altura. No painel, pessoas importantes na trajetória de Muçum, prédios históricos e diversas cenas e belezas que fazem parte do cotidiano dos quase 5 mil moradores.

– Fui para lá um dia e conheci a cidade, conversei com a população, tirei fotos dos lugares que iam ambientar o grafite. Aí voltei (para Caxias), fiquei uma semana estudando a história do município por meio de livros. Depois, fui para lá e apresentei o esboço do trabalho – explicou APA, que contou com a ajuda do também artista urbano Guilherme Cavion, o UFA, para desenvolver o trabalho, encomendado pela empresa Decibal Móveis, há 40 anos no município.

Segundo o artista, para dar forma ao grafite foram usadas 487 latas de spray, 36 litros de tinta branca e mais de 260 horas, divididas em 22 dias de trabalho. Em Caxias do Sul, Rafael já deixou sua marca autoral, que explora elementos da fauna e flora, em mais de 200 painéis espalhados por bares, casas noturnas, restaurantes e também pelas ruas da cidade. Para acompanhar outros grafites dele é só seguir @apaferreira.art, no Instagram. Confere lá!

Fonte: Prefeitura de Muçum

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.