GeralNotícias

ARVOREZINHA | Município tem queda significa de casos de covid após 3 semanas de protocolos de bandeira preta

0
Tempo de leitura: 1 minuto
Após a terceira semana seguindo as medidas do Distanciamento Controlado para Bandeira PRETA, Secretaria Municipal da Saúde consegue apontar alguns resultados positivos na medida que fechou o comércio não essencial e determinou o fechamento de parte do comércio essencial após às 20h.
Desde 19 de fevereiro, a cidade passou a seguir as regras da Bandeira Preta no modelo do Distanciamento Controlado do RS. Esta medida foi necessária porque o município enfrentou uma crise hospitalar. A taxa de ocupação dos leitos covid chegou a quase triplicar a capacidade inicial nas últimas semanas.
A meta principal era diminuir a circulação do vírus e o primeiro indicador a ter redução – o número de contaminações – apontava exatamente para a redução da circulação de pessoas nas ruas.
Já no boletim, divulgado na quarta-feira (17/03), 3 semanas após o fechamento parcial do comércio, não foi registrado nenhum caso positivado para o novo coronavírus, somando apenas 12 infectados nesta última semana (15 a 18/03).
Se compararmos as três últimas semanas, teremos um resultado expressivo na diminuição de casos:
22 a 26/02: 85 casos
01 a 05/03: 74 casos
08 a 12/03: 67 casos
15 a 18/03: 12 casos
A quantidade representa uma redução de 86% em relação ao pico da segunda semana representada no gráfico abaixo, quando foram confirmados 85 casos.
Resultados
A adesão pelos protocolos da Bandeira Preta marcou a interrupção na ascendência da curva de casos, que sofreu uma inversão e apresentou queda nesta última semana. (veja gráfico abaixo).
Segundo os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia em Arvorezinha, a queda nos casos positivados é o reflexo das restrições que o município adotou para conter a disseminação do vírus, a conscientização, principalmente pela fiscalização que atuou de forma eficiente, seguindo o Decreto determinado pelo Governo Estadual.
O vírus não sumiu, em breve teremos uma flexibilização na abertura das atividades comerciais e a Administração Municipal buscou junto as associações pelo direito de todos poderem trabalhar, porém precisamos reabrir de forma ainda mais consciente, para que não tenhamos que sofrer nova pressão no sistema de saúde.
fonte: Prefeitura de Arvorezinha
Andressa de Oliveira

SERAFINA CORRÊA | Alunos são premiados na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Artigo anterior

SOLEDADE | Ex vice-prefeito de Vitório Beuren morre por complicações da Covid-19

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral