Portal de Notícias Correio do Mate
Notícias

Arvorezinha:Secretaria de Meio Ambiente esclarece corte das árvores em frente ao clube

Pedido partiu da diretoria do Clube Comercial que fará reformas no local

Diretoria do clube alegou que raízes estão danificando, prédio, calçada e tubulações
1.4KVisualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Na manhã de sábado, 08 de fevereiro, polêmica instaurada depois que a prefeitura municipal promoveu o corte de três árvores em frente ao Clube Comercial de Arvorezinha. Uma postagem de uma empresária indignada com o ato gerou protestos. O Correio do Mate fez matéria falando sobre o ocorrido, e mais manifestações contrárias ao corte das árvores vieram em forma de protesto.

A redação do Correio do Mate contatou o vereador Nelsinho De Bona, que comanda a pasta da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Ecologia, setor que autoriza o corte das árvores dentro da cidade.

Explicou o secretário que receberam um pedido da diretoria do clube, que apontou oficialmente em documento, que as raízes das árvores estavam causando problemas estruturais na parede do prédio do clube, destruindo a calçada e atingindo as tubulações de esgoto que passam no local, dado o tamanho exagerado das raízes das mesmas.

Nelsinho ainda disse que no local, a diretoria alegou que irá reformar toda a calçada e fazer ali um estacionamento oblíquo, da mesma forma como já existe no outro lado do prédio, com acesso pela Rua Carlos Scheffer. Também apontou que no local serão replantadas novas mudas de árvores, porém, em espécies recomendadas e que não causem danos estruturais com as raízes.

Aproveitando a oportunidade, o secretário disse que a Administração já tem uma tomada de preços para a aquisição de mudas de árvores que serão plantadas em toda a cidade a partir de um projeto da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Ecologia pretende repor novas árvores nos locais onde houveram retirada de árvores antigas e plantar onde não existem, como forma de fazer um reflorestamento urbano consciente, com espécies corretas que ofereçam benefícios para a comunidade como oxigênio e sombra, além de ampliar o número de árvores na área urbana.

“Temos que afirmar que poderão surgir outros casos de corte de árvores, por conta das redes elétricas, fatos como este do Clube Comercial, mas que a Secretaria tem um planejamento para não causar danos e repor as árvores e até mesmo ampliar o plantio de espécies pela cidade”, disse Nelsinho.

Quanto aos comentário negativos na rede social, disse que é importante lembrar que na Administração anterior houveram vários cortes de árvores, que sequer foram repostas e que as críticas são válidas, desde que venham de forma construtiva e não apenas acusativa sem conhecimento técnico do que está sendo feito.

Portal de Notícias Correio do Mate
Gemerson Rogerio Santos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.