GeralNotícias

Associados que utilizam Plataforma SmartCoop podem acessar previsão do tempo exclusiva

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Desde abril, quando foi lançada, a Plataforma SmartCoop, desenvolvida para as Cooeperativas Agropecuárias do Estado passou a oferecer uma série de funcionalidades para os associados que as utilizam. Uma delas será a previsão do tempo regionalizada.

Em maio, os produtores podem contar com quatro estações meteorológicas: Sede, tendo por local a área experimental e nas Unidades de Capão do Valo, Serra dos Engenhos e Estrela Velha, junto às respectivas filiais. Os dados, que mostram a temperatura, previsão do tempo, umidade relativa do ar e velocidade do vento podem ser acessados através da Plataforma SmartCoop.

O assessor de grãos, fomento e inovação da Cotriel, Cristiano Corazza, ressaltou que objetivo dos equipamentos é de fornecer informações de forma mais precisa e de acordo com a realidade local aos associados que já baixaram e utilizam a Plataforma: “Elas funcionam de forma autônoma com dados atualizados a cada 15 minutos, proporcionando um diferencial importante, que é ter a possibilidade do associado ter uma assertividade maior na questão do clima e poder planejar, com antecedência, os manejos da sua lavoura”, revelou. Segundo Cristiano, o plano é, nos próximos meses, instalar estações nas demais filiais, aumentando a precisão das informações fornecidas.

​Localização

As estações meteorológicas estão localizadas nos seguintes locais

  • • Sede – Área Experimental
    • Capão do Valo – Unidade
    • Estrela Velha – Unidade
  • Serra dos Engenhios – Unidade

Plataforma SmartCoop pode ser baixada pelos associados

Qualquer associado e associada da Cotriel pode baixar a Plataforma SmartCoop. Basta procurar o técnico ou agrônomo que o assiste e solicitar o cadastramento.

Entenda como funciona a SmartCoop

– Funciona como uma ferramenta gerencial para o produtor, um local seguro e confiável onde ele poderá usufruir de tecnologias para a sua propriedade, seu cultivos e manejos.

– Permite a programação e o agendamento de manejos, emitindo alertas quando a data programada se aproxima.

– O sistema oferece ao produtor a previsão meteorológica por talhão, permitindo decisões individualizadas, e, consequentemente, manejos mais assertivos.

– A Smartcoop possui ferramentas de inteligência que alertam o produtor sobre a melhor decisão a tomar porque cruza dados de previsão do tempo, condições sanitárias da produção e cultivos de cada talhão.

– Oferece informações relacionadas às condições dos cultivos, por meio do monitoramento das lavouras via imagens de satélite. Com isso, o agricultor pode conferir no celular as alterações na saúde dos seus cultivos, mudanças no vigor das plantas ou problemas pontuais que estão acometendo os talhões.

– Permite que os produtores reportem e armazenem dados relacionados a pragas, doenças, plantas daninhas dentre outros problemas.

– Estabelece um ranking anônimo de produtividade, onde o produtor pode verificar o seu desempenho frente aos demais cooperados;

– Funciona em modo on-line e off-line. Ou seja, quando o produtor está em área sem sinal de internet, o sistema armazena os dados para envio assim que ele estiver conectado novamente.

– A SmartCoop oferece assistência técnica na palma da mão. Os mais de mil técnicos do sistema cooperativo podem interagir com os produtores pela plataforma, realizando o monitoramento e informando a presença de problemas (pragas, doenças, por exemplo) e auxiliando o produtor a tomar a melhor decisão.

– A plataforma usa ferramentas de inteligência e gera indicadores estatísticos que ajudarão o produtor a entender a fundo a eficiência dos seus manejos, seus gargalos de produtividade, contribuindo para uma gestão com mais lucratividade.

Andressa de Oliveira

ARVOREZINHA | Roman solicita ao Executivo a construção de um cemitério Municipal

Artigo anterior

SERAFINA CORRÊA | Município segue imunizando a população, agora com pessoas acima dos 57 anos

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral