Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Atenção pacientes que necessitam de medicamentos sob responsabilidade do Estado

A Secretaria Estadual de Saúde conta com uma nova ferramenta para facilitar o acesso do cidadão aos medicamentos de responsabilidade estadual (Componente Especializado e Elenco Especial)

172Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A Secretaria Estadual de Saúde conta com uma nova ferramenta para facilitar o acesso do cidadão aos medicamentos de responsabilidade estadual (Componente Especializado e Elenco Especial). Agora, a solicitação destes medicamentos também poderá ser realizada pela internet, sem a necessidade de comparecer à farmácia do município.
Inicialmente foram definidos alguns Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (Componente Especializado) e medicamentos (Elenco Especial) para dar início à implantação da Solicitação Digital de Medicamentos. Além disso, neste primeiro momento a solicitação estará limitada para a solicitação inicial do medicamento (primeira solicitação) e para maiores de idade (acima de 18 anos):

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (Componente Especializado)
Asma
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Diabete Melito Tipo 1
Dislipidemia: prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite
Doença de Parkinson
Dor Crônica
Isotretinoína no tratamento da acne grave
Síndrome de Guillain-Barré

Medicamentos (Elenco Especial)
(13750) DIETA LIQ. ENT./ORAL NORMO.1.2CAL S/LACT/SAC/GLUTEN 1L
(12202) DIETA LIQ. ENT./ORAL HIPERCAL 1.5CAL S/LAC/SAC/GLUTEN 1L
(13824) DIETA S/LACT./SAC/GLUTEN C/FIBRAS NORMOCALORICA 1000 ML
(15072) SUPLEM. HIPERCAL S/LACT/SAC/GLUT-1.5 CAL 200ML
(16227) SUPLEM. HIPERCAL. ADIC. FIBRAS S/LAC. S/GLUTEN 200ML
(11346) SUPLEM.ORAL/ENT. 1.5CAL C/SAC S/LAC/GLUT ADOLES/ADUL 200ML
(13179) INSULINA DETEMIR 100UI/ML
(14214) INSULINA GLARGINA 100UI/ML
(10296) OXIBUTININA,CLOR 1MG/ML XAROPE 120ML
(7590) OXIBUTININA,CLOR 5MG
(9634) SERTRALINA,CLOR. 50MG *PT.344/L.C1*

Na sequência, aos poucos, serão incorporados mais Protocolo Clínicos e medicamentos, além da possibilidade da reavaliação dos tratamentos, e a disponibilidade da ferramenta para menores de idade, onde seus responsáveis poderão fazer a solicitação.

Para a fazer a Solicitação Digital de Medicamentos é necessário seguir os seguintes passos:
– Acessar www.ame.rs.gov.br através do seu computador, celular ou tablet;
– Cadastrar os dados;
– Digitalizar ou fotografar os documentos e exames necessários, anexando ao pedido,
Todo o andamento do processo da Solicitação Digital de Medicamentos será notificado ao usuário através de e-mail e SMS cadastrados no momento da solicitação.

IMPORTANTE: Caso o tratamento seja DEFERIDO pelo perito, o usuário fica obriqado a levar na farmácia do município os documentos originais (todos os que foram digitalizados) no momento da primeira retirada do medicamento. O município por sua vez, antes da dispensação deverá confirmar se os documentos entregues pelo usuário são os mesmos que estão digitalizados no Sistema AME, e realizar a guarda desta documentação.
No caso de os documentos entregues pelo paciente estejam em desacordo com o que foi digitalizado, o município deverá realizar a instrução de bloqueio deste tratamento, preenchendo o formulário com a opção: “Os documentos entregues não correspondem aos documentos digitalizados”. Assim, será necessário o paciente realizar novamente a solicitação do tratamento.

Fonte: Prefeitura de Guapore
Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.