Tempo de leitura: 1 minuto

A safra brasileira de 2022/23 terá um grande problema pela frente: um deficit recorde de armazenamento de mais de 100 milhões de toneladas, aponta a AgWeb Farm Journal. A situação se torna ainda mais delicada em função da previsão de safra recorde de 313 milhões de toneladas de soja, milho, algodão, arroz e trigo.

De acordo com o artigo da AgWeb Farm Journal, apenas 15% das fazendas brasileiras possuem armazéns ou silos. Para se ter uma ideia do tamanho do problema no Brasil basta comparar com seu principal concorrente no mercado agrícola mundial: Nos Estados Unidos 54% das propriedades possuem armazenagem.

Há vinte e dois anos, em 2010, a capacidade de armazenamento do Brasil alcançava 90% da produção total de grãos. No entanto, o deficit aumentou significativamente na última década em função da expansão da produção agrícola brasileira sem o devido acompanhamento da construção de silos. Essa disparidade provocou a situação atual: apenas 67% do que os brasileiros colhem pode ser armazenado.

Segundo o AgWeb Farm Journal, o deficit de armazenamento de grãos no Brasil está concentrado nos estados da Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Esses estados respondem por quase metade da produção nacional de grãos – e não por acaso foram os que experimentaram o maior crescimento da produção nos últimos anos.

Joana Colussi, pesquisadora associada de pós-doutorado na Universidade de Illinois, afirma que “o crescimento da capacidade de armazenamento desde 2010 não foi proporcional ao aumento da produção agrícola no mesmo período. Embora haja crédito público e privado para a construção de armazéns, os produtores brasileiros ainda precisam ser convencidos sobre o retorno positivo desse tipo de investimento. Essa situação pode representar um risco para a competitividade futura da agricultura brasileira”.

Compartilhe também no:

15 Best Apps Like Omegle: Prime 15 Video Chat And Live Name Apps To Take Your Live Communication To An Entire New Degree

Artigo anterior

Live Video Software & Virtual Webcam

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.