Geral

BRDE e Copercampos firmam parceria para implantação de unidade de recebimento e beneficiamento de grãos

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Copercampos celebraram, nesta segunda-feira (17/7), uma operação de crédito para implantação de uma unidade de recebimento e beneficiamento de grãos no município de Nova Prata, que terá capacidade instalada de 16,7 toneladas. Parceiro tradicional da cooperativa, o BRDE irá financiar R$ 22,4 milhões para o projeto – recursos operacionalizados junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A operação é a primeira realizada no Brasil por um banco de fomento com o NDB.

O projeto de investimento na unidade da Copercampos situada no município gaúcho, junto ao km 3 da BR-470, permite capacidade de 12,9 mil toneladas nos dois silos armazenadores, mais 3,4 mil toneladas do armazém, com capacidade para armazenagem de grãos, sementes e insumos. A área construída é de 1.500 m². Como parte integrante da unidade, serão instalados também dois silos pulmão com capacidade de 988 toneladas cada, e mais um silo de expedição de 82 toneladas.

“Essa primeira operação com o NDB foca em uma área prioritária para o setor primário do Rio Grande do Sul. Ampliar a capacidade de armazenagem significa maiores ganhos ao produtor”, destaca o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior.

A cooperativa tem matriz em Campos Novos, município no Meio Oeste de Santa Catarina. Por isso, o termo de celebração do contrato ocorreu na sede do banco em Florianópolis. Entre os presentes, estavam o diretor-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, e o presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

Além de Nova Prata, a cooperativa tem unidades em outros nove municípios gaúchos.

Operações com fundos internacionais

O diretor de Planejamento, Otomar Vivian, destaca que o BRDE vem ampliando sua parceria com instituições internacionais, o que permite a oferta de linhas de crédito sempre adequada a cada segmento. “Dessa maneira, o BRDE consegue aumentar sua participação nos investimentos mais estratégicos da região Sul, além de atender a demanda dos municípios nos projetos de infraestrutura”, observa o diretor.

A autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) permite ao banco captar cerca de R$ 2 bilhões, aumentando sua oferta de crédito. Os novos fundings têm como origem operações junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), ligado ao Banco Mundial.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE
Edição: Secom

GOV DO RS

Andressa de Oliveira

GUAPORÉ | Bombeiros combatem incêndio na empresa de reciclagem Ecosul

Artigo anterior

GUAPORÉ | Ajax, Botafogo, Dallas e Prata da Casa estão entre os melhores da Copa 120 anos

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral