Notícias

Campus da UCS na cidade de Guaporé terá bacharelado em Psicologia

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Previsão é de que o curso se inicie já no primeiro semestre de 2024, com a oferta de 40 vagas

O campus da Universidade de Caxias do Sul em Guaporé teve o projeto de instalação do bacharelado em Psicologia aprovado com nota cinco, conceito máximo, pelos avaliadores do Ministério da Educação (MEC). O procedimento é obrigatório para a abertura de novas graduações. O próximo passo é a formalização da autorização do curso em portaria para dar início à oferta, prevista para o primeiro semestre de 2024.

A visita in loco pela comissão avaliadora, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, analisou organização didático-pedagógica, que inclui itens como estrutura, conteúdos curriculares e metodologia; corpo docente e tutorial, que considera o núcleo docente estruturante, equipe multidisciplinar e experiência dos professores que compõem o curso, todos mestres ou doutores; e infraestrutura, com salas de aula, laboratórios e bibliografias de acesso aos acadêmicos. Nesse quesito, projeta-se investimentos na instalação de ambiente de avaliação psicológica e do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), com salas de atendimento individual, adulto, infantil e coletivo. Entre as experiências de complemento à formação, os alunos poderão vivenciar a integração com as redes públicas de ensino, com o sistema local e regional de saúde, e atividades práticas em saúde e docência.

O projeto pedagógico prevê a abertura de 40 vagas anuais a partir de processo seletivo contínuo de ingresso, aulas presenciais no período noturno, trajetória formativa com duração mínima de cinco anos e carga horária de 4.040 horas/aula somadas a 240 horas de atividades complementares.

Campus da UCS em Guaporé. Foto: Adriano Carvalho

Impactos Comunitários

Conforme a professora Ilciane Maria Sganzerla Breitenbach, coordenadora da graduação em Psicologia no campus de Bento Gonçalves e integrante do corpo docente estruturante que atuou na defesa do curso, a condição é transformar as comunidades como um todo, agregando-se o respaldo histórico da atuação na área pela UCS à observação das características locais e regionais. Sobre a autorização com conceito máximo, “o projeto é mantermos essa boa condição e alavancarmos, cada vez mais”, pontua, agradecendo às equipes envolvidas pelo cuidado dedicado ao processo de autorização do MEC. O curso já conta com os projetos estabelecidos para o desenvolvimento da infraestrutura, como a Clínica Escola, do SEPA, e convênios assinados para as possíveis parcerias.

A pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese, ressalta o reconhecimento dos docentes qualificados que compõem o curso e sua excelência. “A região de Guaporé ganha a oferta de um curso de elevado nível de formação, com infraestrutura e proposta pedagógica atualizada. De qualidade pelas oportunidades formativas que oferece, dedicado ao estudo do comportamento humano, em suas diferentes dimensões e contextos variados, analisados à luz de múltiplas abordagens teóricas”, em tempos em que a saúde mental demanda cuidados. No que concorda o diretor do campus da UCS em Guaporé, Francisco Lúcio Salvagni: “A oferta responde a uma demanda da região e à preocupação da Universidade com a saúde mental frente ao cenário moderno, também considerando os impactos da pandemia”.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, evidencia o comprometimento regional e acadêmico. “Nos 30 anos de regionalização da nossa Instituição, o planejamento estratégico envolve a apresentação de novas possibilidades para o desenvolvimento das localidades”, afirma. A partir da identificação da demanda pelo curso, há mais de um ano trabalha-se pela operacionalização. “A equipe foi muito competente e conseguimos nota máxima, considerando estrutura, corpo docente e projeto pedagógico, o que se deve à dedicação e à tradição de excelência institucional. Acreditamos que com esse curso, e outros que estamos desenvolvendo em Guaporé, celebramos o pacto com a comunidade em prestação de serviços, entregas e desenvolvimento, que é nosso objetivo”, conclui.

Tradição

Na Área do Conhecimento de Humanidades, o curso de Psicologia também é ofertado no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e nas unidades universitárias de Bento Gonçalves e de Canela. Implantado pela UCS em 1979, em Caxias do Sul, completou 40 anos de trajetória em 2022, na formação de profissionais que atuam em diferentes setores e organizações, com foco na saúde mental e na qualidade de vida. Entre os objetivos da graduação está a formação integral de psicólogos a partir de conhecimentos teórico-práticos, que permitam realizar adequados diagnósticos, avaliações e intervenções, a fim de contribuir com o bem-estar da população, de modo a responder aos desafios humanos, sociais e éticos atuais e na inter-relação com outros campos do saber científico-profissional.

O profissional tem amplo campo de atuação, envolvendo clínicas, escolas, empresas, entidades comunitárias e de classe, hospitais, órgãos públicos e privados, casas asilares, clubes esportivos e recreativos, veículos de comunicação, consultórios e consultoria.

UCS Guaporé

A oferta da UCS no município de Guaporé já contempla os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito,Gestão de Turismo, Gestão de Cooperativas e Gestão Comercial, com inscrições abertas em processo seletivo contínuo. O vestibular, com prova de redação on-line, ocorre todas as segundas e quintas-feiras. O ingresso ocorre também pelo aproveitamento da nota da redação no ENEM (de 2017 a 2022) ou em vestibulares anteriores da UCS (a partir de 2018). Saiba mais.

Foto: Freepik

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul – 23/06/2023 | Editado em 26/06/2023

Andressa de Oliveira

ARVOREZINHA | Operação Cobrança

Artigo anterior

ENCANTADO | Campeões do municipal serão conhecidos neste final de semana

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.