Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Capitão e Encantado inauguram acesso asfáltico em Linha Argola

Após anos de reinvindicação, moradores da Linha Argola e Garibaldi comemoram os benefícios da obra concluída no mês passado

109Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Solicitação antiga, Linha Argola e Garibaldi, a solenidade ocorrida no salão comunitário da linha Argola, neste domingo, marca a conclusão do acesso asfáltico entre Capitão e Encantado. A comunidade da linha Argola e moradores da Linha Garibaldi celebram a obra de pavimentação após anos de reivindicação. A execução da obra soma um investimento de mais de R$7 mi, e foi concluída no mês passado.

Para a execução da pavimentação nos sete quilômetros foi realizado o investimento de 30% dos municípios e 70% do Estado. Autoridades e representantes dos municípios parceiros na obra estiveram presentes. Conforme o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, os primeiros encaminhamentos para execução da obra tiveram início há mais de 3 anos. “Desde o início do mandato começou-se a trabalhar, levantar os projetos, montar parcerias, discutir com a secretária de transporte, com o Daer, com o Governo do Estado. Nossos municípios tinham a contrapartida, um investimento de 30%. Antecipamos as nossas partes, que está em dia, falta o estado repassar uma parte para os municípios. Estamos felizes porque a obra está concluída”, explica.

O Prefeito de Capitão, Paulo César Scheidt, afirma que o município investiu R$ 2,8 milhões. “93% da nossa produção vem da agricultura com o deslocamento da lenha, suíno e aves. O acesso asfáltico vai trazer grandes benefícios para a população e mais ainda ao bem estar, a saúde da comunidade”, explica. Ele revela ainda que busca um convênio para a RS-482. “Durante nossa administração, já conversávamos sobre a RS-482, nesse momento adiamos um pouco o sonho, mas jamais desistiremos de nossa cidade mãe ter o asfaltamento”, afirma.

Valorização

Em seu pronunciamento o Deputado Estadual Edson Brum, registrou o início do convênio, no ano de 2018, durante o governo de José Sartori e conclusão no mandato de Eduardo Leite. “O esforço do governador Sartori abraçou o projeto dos prefeitos de Capitão e Encantado pra realizar um sonho de décadas que é buscar insumos e levar a produção para os grandes centros tendo em vista que os municípios produzem muito na avicultura, suínos, leite e madeira”, destaca.

Além de possibilitar o acesso entre os municípios e o desenvolvimento no trabalho das culturas locais, a ligação asfáltica propõe qualidade de vida os moradores que não terão mais que conviver com a poeira no local. “A questão do pó para quem mora no entorno também ajuda, mas principalmente para o setor primário e também abre um caminho pro turismo. A gastronomia do entorno é muito forte, quem participa sabe que com a gastronomia e as belezas naturais pode se fazer o roteiro turístico”, comenta Brum.

Moradores há 50 anos da Linha Garibaldi, os produtores, Ana Maria Daltóe (68) e Nadir Daltoé (70) afirmam que a espera durou mais de 20 anos. “Subíamos o morro a pé, a estrada era muito ruim. Foi uma benção a obra.”, relata. Segundo Ana Maria a obra tinha sido iniciada há cerca de 12 anos e esteve parada em frente a sua casa, sendo retomada com a parceria entre os municípios. “Não tem asfalto na linha Azevedo. Todos usam o trajeto, equipes de frango iam por Encantado para não pegar a estrada de chão”, comenta. O produtor de carne suína e comerciante, Nei Bagatini (52) reside em frente ao local da obra e comemora as melhorias para o serviço e para o transporte do filho à escola. “É o acesso para a cidade, há anos pedíamos. Era muita poeira e já notamos mais movimento na estrada, depois da obra”, relata.

Fonte: Informativo do Vale

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.