Faltando cerca de 70 dias para o pleito municipal de 2020, com primeiro turno marcado para o dia 15 de novembro, a movimentação nos partidos políticos, Justiça Eleitoral e Cartório Eleitoral da Comarca de Guaporé, que abrange seis municípios (Guaporé, Serafina Corrêa, Dois Lajeados, União da Serra, São Valentim do Sul e Montauri), é intensa. A organização, em virtude das medidas adotadas para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19), obrigou uma reestruturação das atividades para que a saúde de todos esteja em primeiro lugar. São mais de 38,5 mil pessoas aptas a participar do pleito eleitoral nos seis municípios.
“Nos cabe, dentro da organização para o pleito eleitoral, preservar a saúde das pessoas envolvidas, sejam os mesários, os servidores do Cartório e o eleitorado enquanto transcorre a votação. Dentro das medidas, de antemão, pedimos para que não se aglomerem fora dos locais que receberão as mesas receptoras de votos. Recebemos parte dos materiais de proteção dos mesários e estaremos repassando orientações para a higienização constante das mesas receptoras de votos. Colocamos a saúde de todos em primeiro lugar”, disse o chefe do Cartório Eleitoral, Gustavo Lacerda.
Em termos de logística, Lacerda destaca que a 22ª Zona Eleitoral perdeu 36 urnas eletrônicas, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estas serão encaminhadas para outros Estados da Federação.
“Questões burocráticas para a aquisição de novas urnas eletrônicas não foram concluídas a tempo. Alguns Estados estavam com déficit de equipamentos e, caso não houvesse o remanejamento, estes teriam, em alguns locais, votação manual. Doamos 36, das 139 urnas que possuíamos. Em virtude disso, fomos obrigados a fazer algumas adequações. Algumas seções, para as eleições 2020, não existirão”, salientou.
Entre as seções que foram equalizadas em Guaporé destacam-se: 05 (Escola Municipal Pinguinho de Gente), 34 e 83 (Núcleo da UCS – Unidade 1), 42 (Escola Estadual Bandeirante), 79 (Casa da Cultura – agora no Anexo da Escola Estadual Bandeirante) e 91 (Escola Municipal Zaida Zanon).
“Os eleitores destas seções continuarão votando nos seus locais. É importante destacar que as seções contarão com duas pessoas específicas que irão orientá-los para onde estes deverão se dirigir para votar. Tudo será dentro do mesmo ambiente. Só haverá uma recolocação de eleitores nas urnas. Por exemplo: quem votava na seção 5, localizada na Escola Pinguinho de Gente, continuará votando no educandário só que em outra seção”, destacou.
Outras seções foram agregadas e ficam dispostas na seguinte forma: os eleitores da seção 44 votarão na 55 (Escola Municipal Pinguinho de Gente); os eleitores da seção 38 votarão na 33 (Escola Municipal Pinguinho de Gente); os eleitores da seção 11 votarão na 17 (Escola Estadual Virgínia Fornari); os eleitores da seção 4 votarão na 37 (Salão Comunitário Nossa Senhora da Saúde); os eleitores da seção 126 votarão na 102 (Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo).
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
DEIXAR UM COMENTÁRIO