Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Cartório Eleitoral registra equalizações e agrupamento de seções na Comarca de Guaporé

Das 139 urnas eletrônicas, 36 foram entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para serem encaminhadas aos Estados com déficits de equipamentos

108Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Faltando cerca de 70 dias para o pleito municipal de 2020, com primeiro turno marcado para o dia 15 de novembro, a movimentação nos partidos políticos, Justiça Eleitoral e Cartório Eleitoral da Comarca de Guaporé, que abrange seis municípios (Guaporé, Serafina Corrêa, Dois Lajeados, União da Serra, São Valentim do Sul e Montauri), é intensa. A organização, em virtude das medidas adotadas para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19), obrigou uma reestruturação das atividades para que a saúde de todos esteja em primeiro lugar. São mais de 38,5 mil pessoas aptas a participar do pleito eleitoral nos seis municípios.
“Nos cabe, dentro da organização para o pleito eleitoral, preservar a saúde das pessoas envolvidas, sejam os mesários, os servidores do Cartório e o eleitorado enquanto transcorre a votação. Dentro das medidas, de antemão, pedimos para que não se aglomerem fora dos locais que receberão as mesas receptoras de votos. Recebemos parte dos materiais de proteção dos mesários e estaremos repassando orientações para a higienização constante das mesas receptoras de votos. Colocamos a saúde de todos em primeiro lugar”, disse o chefe do Cartório Eleitoral, Gustavo Lacerda.
Em termos de logística, Lacerda destaca que a 22ª Zona Eleitoral perdeu 36 urnas eletrônicas, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estas serão encaminhadas para outros Estados da Federação.
“Questões burocráticas para a aquisição de novas urnas eletrônicas não foram concluídas a tempo. Alguns Estados estavam com déficit de equipamentos e, caso não houvesse o remanejamento, estes teriam, em alguns locais, votação manual. Doamos 36, das 139 urnas que possuíamos. Em virtude disso, fomos obrigados a fazer algumas adequações. Algumas seções, para as eleições 2020, não existirão”, salientou.
Entre as seções que foram equalizadas em Guaporé destacam-se: 05 (Escola Municipal Pinguinho de Gente), 34 e 83 (Núcleo da UCS – Unidade 1), 42 (Escola Estadual Bandeirante), 79 (Casa da Cultura – agora no Anexo da Escola Estadual Bandeirante) e 91 (Escola Municipal Zaida Zanon).
“Os eleitores destas seções continuarão votando nos seus locais. É importante destacar que as seções contarão com duas pessoas específicas que irão orientá-los para onde estes deverão se dirigir para votar. Tudo será dentro do mesmo ambiente. Só haverá uma recolocação de eleitores nas urnas. Por exemplo: quem votava na seção 5, localizada na Escola Pinguinho de Gente, continuará votando no educandário só que em outra seção”, destacou.
Outras seções foram agregadas e ficam dispostas na seguinte forma: os eleitores da seção 44 votarão na 55 (Escola Municipal Pinguinho de Gente); os eleitores da seção 38 votarão na 33 (Escola Municipal Pinguinho de Gente); os eleitores da seção 11 votarão na 17 (Escola Estadual Virgínia Fornari); os eleitores da seção 4 votarão na 37 (Salão Comunitário Nossa Senhora da Saúde); os eleitores da seção 126 votarão na 102 (Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo).

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.