Tempo de leitura: 1 minuto
A unidade móvel de castração de cães e gatos através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente superou as expectativas em menos de um ano de funcionamento.
Foram aproximadamente 9 meses de funcionamento até agora, e a unidade móvel de castração da Prefeitura Municipal de Ibirubá já realizou mais de 600 castrações solidárias de cães e gatos, em todo o município, priorizando os cães que estão no canil municipal e aqueles em condição de rua, também através de indicações da ONG Mi Au Juda de Ibirubá, que faz um importante trabalho, com a dedicação de inúmeras pessoas de forma voluntária. A ação faz parte de uma Política de Bem-Estar Animal, que sempre esteve em pauta no governo do Prefeito Abel Grave “o bem-estar dos animais também é cuidar de pessoas, somente através do equilíbrio de todos os seres vivos, é que alcançaremos aquilo que buscamos, que é o aumento da qualidade de vida de todos os ibirubenses”, observa o Prefeito que tem como ideia central de governo, cuidar das pessoas.
Por meio do Castramóvel, e da equipe contratada para realizar esse importante trabalho, a Administração Municipal realiza castrações sem custo aos tutores, desde fevereiro de 2022. De lá para cá, o município vê e ainda irá sentir nos próximos meses, a diminuição da população de cães em situação de abandono e na rua, tendo em vista, que a partir da procriação desenfreada de cães e gatos é que as pessoas abandonavam, principalmente filhotes, de forma irresponsável.
O equipamento chegou ao município por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Giovani Cherini, que divide com Ibirubá e diversos municípios a preocupação com o bem-estar dos animais e da população.
Segundo o Prefeito Abel, o trabalho não deve parar, e a expectativa para 2023 é que a fila de castrações comece a diminuir, facilitando o acesso da população ordenadamente. Segundo a veterinária Estela, responsável pelo procedimento cirúrgico, atualmente a fila de espera pode chegar a 60 dias, e as inscrições são realizadas na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em frente a Câmara de Vereadores de Ibirubá, o Castramóvel está situado junto ao pátio de máquinas da Prefeitura Municipal, no bairro Chácara, por contar com local apropriado para a destinação da água e materiais utilizados.
“A castração é o melhor método para evitar o aumento descontrolado da população de cães, principalmente as fêmeas, que podem em uma única gestação parir até 10 filhotes”, destaca ainda a veterinária, que faz um pedido a população, “quando é agendado uma castração, o tutor do pet precisa cumprir o combinado, trazer o animal no dia e hora marcados e seguindo as orientações repassadas, caso contrário, não será possível realizar a castração, perdemos o horário e outro pet deixa de receber o procedimento”.
Compartilhe também no:

14 Greatest Free Live Chat Software For Web Sites In 2023

Artigo anterior

Municípios questionam queda de receita com base em prévia do Censo

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.