DestaqueNotícias

Celebração de 75 anos da Dália marca diversas homenagens

0
Tempo de leitura: 2 minutos

Marcado com diversas homenagens, o jantar comemorativo que celebrou 75 anos da Cooperativa Dália Alimentos na última quarta-feira, dia 15 de junho, contou com diversas autoridades municipais e estaduais. O evento iniciou às 19h no Clube Comercial em Encantado.

Na abertura da festividade, diante das ilustres presenças do Senador Luis Carlos Heinze, de Edson Brum, que recentemente ocupa o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, dos prefeitos onde a cooperativa tem projetos produtivos, autoridades empresariais e demais convidados que totalizaram cerca de 400 pessoas, foi apresentado o vídeo oficial da campanha 5 anos da Dália.

Na abertura, em sua manifestação, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, enalteceu o sistema cooperativo e versou sobre a relevância do programa Criança Dália. “Esse programa nasceu espontaneamente, quando os funcionários autorizaram desconto no seu salário para fazer ações voltadas à saúde infantil”, relata.

Conforme Freitas, o programa foi instituído em 1998 com a realização de uma festa para os filhos dos funcionários da Dália, custeada por doação de valores simbólicos angariados pelos próprios empregados. Anos mais tarde, a cooperativa começou a colaborar, duplicando a verba já existente e, inspirados nisso, os associados também começaram a participar, destinando recursos para o Criança Dália. Atualmente, todo valor é concentrado em um fundo específico, constituído em assembleia geral, no ano de 2015.

O presidente executivo também salientou a participação de destinação de recursos para o Instituto do Câncer Infantil (ICI). “Desde 2016 existe essa parceria entre a cooperativa e o ICI. Foi nesse momento que foi afixado o selo do leãozinho nas caixinhas de leite Dália, representando a coragem e a força das famílias das crianças acometidas pela doença durante a luta contra o câncer”, afirma.

Freitas ainda recordou de uma manifestação do diretor fundador da instituição, o médico pediatra Algemir Brunetto, comparando os índices de cura obtidos pelo ICI desde sua fundação, o que é motivo de muita alegria e satisfação. “Uma vez o Dr. Brunetto disse que no início, se conseguia salvar duas vidas a cada dez, mas hoje, esse quadro inverteu e desses dez, consegue-se curar oito crianças”, ressaltou.

Por fim, Carlos Alberto explicou que o Concurso Cultural “75 Anos da Cooperativa Dália Alimentos: o que ela representa para o nosso município?”, teve sua realização vinculado ao Programa Criança Dália, que abrange crianças de 0 a 12 anos no âmbito educacional, cultural, esportivo, recreativo e de saúde.    

 Concurso Cultural

Seguindo a solenidade da noite, foi entregue a premiação do Concurso Cultural da cooperativa, com os presidentes e conselheiros de administração realizaram a entrega para os vencedores de cada um dos dez municípios escolhidos. A premiação contemplou alunos das categorias Desenho, desenho mais frase e texto, incluindo os professores orientadores das crianças.

Homenageados

Para distinguir e condecorar pessoas físicas e jurídicas, foram entregues 13 Troféus Dália, a personagens e entidades que fazem e fizeram parte da história da cooperativa. O primeiro a ser homenageado foi o Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), seguido pels Agroceres Pic do ramo suinícola, a Tetra Pak que produz embalagem de leite UHT, Nutron/Cargil que atua com tecnologias de nutrição animal, e o Sicredi Região dos Vales.

As personalidades distinguidas com o troféu, que prestaram e prestam serviços relevantes para a Dália, foram o Presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, o Diretor Executivo do Sicredi de Encantado, Roberto Scorsatto os ex-funcioários da Dália, Cisto Vian, Paulo Weingartner, Nestor Volken (In memoriam), e os ex-conselheiros da cooperativa, José Eramildo Garcia Abich, Genésio Buffon e Idalmir Nicolini (In memoriam).

Felicitações à Dália

Para parabenizar a Dália, foram recebidas três placas, sendo: Cooperativa Santa Clara, Tetra Pak e Sicredi região dos Vales.

Os destemidos

Após cumprimentar os convidados, Piccinini recordou a trajetória dos 75 anos da empresa. “A Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) foi fundada por pessoas destemidas. Essa foi a expressão com que a escritora Tânia Tonet (in memoriam) nomeou nossos fundadores, porém, não são apenas eles, mas todos os que até hoje fazem e fizeram parte da história da Dália”, afirma.

De acordo com o presidente do conselho de administração, o primeiro ato decisivo da cooperativa foi em 1950, com a construção do frigorífico de suínos. “Uma década depois, em 1960, foi ampliado a capacidade de abate desse frigorífico e adquirido outras cooperativas como a de lacticínios em Xarqueada no município de Putinga e no bairro Aimoré em Arroio do Meio. Nessa época, também foram integradas à Dalia as fábricas de óleo e de ração”, comenta.

Conforme Piccinini, na década de 1980, foram os anos mais difíceis, pois o mundo passava por uma transição chamada globalização. “Muitas empresas, entre elas, cooperativas, desapareceram, pois não entenderam as grandes transformações da economia. Mas os nossos destemidos da Cosuel criaram um projeto de colonização em Minas Gerais, onde hoje estão grandes produtores de grãos. Além disso, a cooperativa fomentou o assistencialismo técnico aos produtores de gado leiteiro”, relata.

Por fim, Gilberto lembrou de modelos europeus, aos quais a Dália se adaptou e estruturou para desenvolver-se e assim, houve a ampliação do complexo lácteo, instalação do Parque Dália, criação do projeto de retribuição social, para valorizar o produtor associado que se aposenta. “Nesses últimos dez anos instituímos o programa avícola e conseguimos exportar nossos produtos para diversos e importantes países consumidores”, finaliza.

 

Sugestão de legendas:

1)Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini entregou os prêmios aos ganhadores do município de Encantado;

2)Em homenagem à Dália, o Diretor da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra e o Presidente, Gelsi Belmiro Thums entregaram uma placa para o Presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e o vice-presidente Pasqual Bertoldi;

3)Para homenagear o Sicredi Região dos Vales durante a entrega do Troféu Dália, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Piccinini entregou o troféu ao Ricardo Cé, Presidente do Sicredi Região dos Vales;

4)Em sua fala, Piccinini recordou de toda a trajetória da Dália nesses 75 anos;

5)Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explanou sobre a importância do Programa Criança Dália, instituído em 1998.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Assessoria de Imprensa

Andressa de Oliveira

Guaporenses participaram da 5º etapa do Campeonato Gaúcho

Artigo anterior

Justiça determina prazo de 48 horas para Eduardo Leite explicar pensão de ex-governador

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.