Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Com cinco casos confirmados, empresa preocupa autoridades

Cerca de 700 funcionários já estão isolados por apresentarem sintomas gripais ou integrarem o grupo de risco

162Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Com a confirmação de cinco casos de covid-19 na Companhia Minuano de Alimentos de Lajeado, a Secretaria de Saúde do município, junto com a empresa, trabalha com medidas de prevenção para conter um possível surto. Considerado serviço essencial, o setor permanece em atividade, porém com cerca de 60% do efetivo.

Para evitar novos contágios, 250 funcionários com sintomas gripais e outros 450 considerados do grupo de risco foram afastados da empresa com recomendação de manter isolamento domiciliar para evitar o contágio. Os dados foram confirmados pelo secretário de Saúde, Cláudio Klein, em entrevista à Rádio A Hora 102.9 na manhã de ontem.

Na empresa, a situação de monitoramento da Vigilância Sanitária segue a mesma adotada pelos demais casos confirmados no município. A diferença, conforme Klein, é na proporção. “O lado positivo é que ainda conseguimos rastrear a origem da disseminação da doença e isolar as pessoas que tiveram contato direto com essas pessoas.”

O secretário ressalta que a empresa adotou todas as medidas de prevenção necessárias. “Este caso poderia ter ocorrido em qualquer outra indústria do município. Foi um acaso”, esclarece. Em comunicado, a Minuano reiterou que segue os parâmetros e diretrizes informadas pelo governo federal, estadual e municipal.
Entre as medidas adotadas, estão o distanciamento entre os trabalhadores na linha de produção, restrição de acesso às unidades e aumento na higienização. Segundo Klein, mais linhas do transporte coletivo para funcionários também foram disponibilizadas.

Teste em funcionários

Cerca de 30% dos funcionários da empresa fariam exames para gerar um parecer de possíveis casos confirmados. Conforme Klein, os testes já estavam encomendados, porém o governo realocou o material para outra região do país. “Os testes seriam realizados para filtrarmos e drecionarmos as medidas de prevenção”, explica.

Prevenção intensificada

Em nota, a Minuano reforça a transparência nas atitudes que visam garantir a segurança de funcionários e da comunidade. “Após a confirmação de novos casos em nosso quadro de colaboradores, a Minuano comunica que os mesmos já haviam sido afastados para o isolamento domiciliar no dia 30 de março, prestando aos mesmos, toda a assistência que se faz necessária”.

A empresa informa ainda que adotou uma série de medidas para evitar a propagação do vírus e garante a sequência na produção de alimentos.

Fonte: Jornal A Hora

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.