Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Com investimentos do programa Jovem Empreendedor Rural, Guaporé ganha nova queijaria

Agroindústria Alta Colina, do casal Giovana Barato e Tainar Belatto, recebeu liberação de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal

139Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A Administração Municipal, através da secretaria de Agricultura, com a colaboração da Emater/Ascar-RS e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Comderg), aposta cada vez mais no desenvolvimento do setor primário. Incentivos são fundamentais para que haja mais investimentos nas propriedades e crescimento econômico, o que consequentemente, proporcionará melhores condições de vida às famílias agricultoras. As políticas públicas municipais, Estaduais e Federais são fundamentais para a consolidação do setor rural.

Com horas máquinas para terraplenagem e parte dos recursos financeiros subsidiados através do programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor Rural (Lei Municipal 4.033/2019), que tem por finalidade apoiar os jovens que atuam no meio rural para que aumentem a produção e a renda familiar, mais uma agroindústria está apta a comercializar seus produtos. De propriedade do casal Giovana Barato e Tainar Belatto, ambos com 25 anos, a queijaria Alta Colina, localizada na Linha Félix da Cunha, recebeu a liberação de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) de Guaporé. Os jovens trabalhavam na zona urbana e viram uma oportunidade de negócio no meio rural, visando agregar valor ao leite que a família produzia.

O leite, conforme Giovana e Tainar, é produzido na própria propriedade. O rebanho é composto por 20 animais sendo 15 em ordenha. A produção diária é de 200 litros. Antes do beneficiamento, o leite passa por uma série de análises, bem como o produto final que é analisado microbiologicamente para que seja atestada a sua inocuidade. As instalações da Queijaria Alta Colina, com acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal, respeitam toda às normas técnicas da legislação. A produção de queijos da agroindústria deve, num futuro próximo, ser utilizada na merenda escolar municipal, através da Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé (Cooeseg).

A propriedade rural possui certificado do Ministério da Agricultura de rebanho livre de Brucelose e Tuberculose, trabalho efetuado pelo Departamento Técnico da secretaria de Agricultura. O município de Guaporé é um dos poucos que dispõe de estrutura de apoio para trabalhar a sanidade animal e também realiza o serviço de inspeção.

Fonte: Prefeitura de Guaporé

 

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.