Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Comitê de Operações de Emergência, de Guaporé, aguarda análise de um caso suspeito

O município de aproximadamente 26 mil habitantes não registra nenhum caso confirmado da doença

73Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

As medidas de isolamento social e as ações programadas de forma antecipada pelo Comitê de Operações de Emergência (COE), composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais do Centro Municipal (Posto Central) e do Estratégias de Saúde da Família (ESFs), e Hospital Manoel Francisco Guerreiro, estão surtindo efeito no combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), em Guaporé. O município de aproximadamente 26 mil habitantes não registra nenhum caso confirmado da doença.
Conforme boletim epidemiológico, os profissionais de saúde realizaram 10 coletas de pessoas com sintomas suspeitos da Covid-19 e encaminharam para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Destas, nove foram descartadas para o novo coronavírus e uma segue em análise. Não há pacientes internados com síndrome respiratória. Conforme a enfermeira Regina Fin, responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e integrante do COE, o isolamento social e as medidas restritivas de circulação colaboraram e muito para que Guaporé se mantivesse, até o momento, como território livre da doença.
“Há uma grande preocupação quanto ao aumento da circulação de pessoas. O COE está em constante monitoramento e solicitamos que as pessoas, em especial as de 60 anos ou mais, evitem aglomerações. Só saiam de casa se houver a necessidade. Para aqueles que estão trabalhando, sigam as recomendações de saúde e protejam-se. São medidas importantes para que possamos nos manter sem nenhum caso da Covid”.

Dados
Na região, conforme dados apresentados pelos COEs Municipais e Governo do Estadual do Rio Grande do Sul, as cidades de Serafina Corrêa (5), São Domingos do Sul (3), Anta Gorda (2), Paraí (2), Vila Maria (1) e Veranópolis (1) registram casos do novo coronavírus. Estão entre os 88 municípios gaúchos com casos confirmados. São 762 pessoas infectadas e 19 vítimas fatais. Os maiores registros estão na região metropolitana, mais especificamente em Porto Alegre, com 350 registros e oito mortes.
Entre os casos confirmados no Estado, a maior incidência está entre as pessoas de 30 a 39 anos (149) e dos 40 aos 49 anos (146). A taxa de letalidade é uma das mais baixas no país com 2,5%. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, são 28.320 pessoas infectadas com a Covid-19 e 1.736 óbitos.

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.