A luta pela construção da tão sonhada ponte sobre o rio Guaporé, trecho que divide os municípios de Guaporé e Anta Gorda, prossegue intensa. Apesar da negativa de recursos federais recebida da bancada gaúcha – deputados federais e senadores – no ano passado, a busca por uma estrutura mais alta e com maior segurança teve novos capítulos. Liderados pelo prefeito de Guaporé Valdir Carlos Fabris, após pedidos incessantes da moradora Claudete Andrade, uma comitiva composta por autoridades das duas cidades desembarcou no Governo Estadual, mais precisamente no gabinete do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, para reivindicar a execução ou o pagamento do projeto definitivo para a nova ponte.
O encontro, conforme Claudete, não rendeu bons frutos, infelizmente. A batalhadora para que a ligação entre os dois municípios fique melhor, em especial nos dias de chuva e cheia das águas do rio, saiu desanimada e sem garantias de que o projeto sairá do papel.
“O pré-projeto do que seria a nova ponte está pronto, inclusive já foi mostrado ao secretário Costella e o prefeito Fabris apresentou na reunião da bancada gaúcha em Brasília. O que buscamos é o projeto definitivo para que consigamos, junto aos deputados federais parceiros da iniciativa, captar recursos de emendas parlamentares e nos Ministérios. Porém, não obtivemos sucesso na reivindicação. Saímos da reunião da mesma forma que entramos”, disse Claudete.
O pré-projeto, desenvolvido por uma empresa paulista com representação no Rio Grande do Sul, prevê a edificação de uma nova ponte – 85 metros de comprimento por 5 metros de largura – com estruturação mista. A construção seria realizada em aço e concreto, com a utilização das bases (fundações superficiais) existentes e que dão sustentação à atual. A previsão é que o investimento fique entre R$ 2,7 e R$ 3,5 milhões. Claudete diz que a luta continuará.
“Para a execução do projeto tentaremos emendas junto aos deputados. Não vamos desistir. Vamos buscar outros caminhos. Continuaremos lutando até o fim. O secretário Costela disse que apoia, mas o Governo Estadual não tem como bancar o projeto”, destacou.
Participaram da comitiva, vereadores e representantes de partidos políticos de Guaporé, Anta Gorda e Dois Lajeados, além de deputados estaduais, assessores de parlamentares e diretores do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer).
Fonte: Rádio Aurora