Portal de Notícias Correio do Mate
AgronegóciosEconomiaNotícias

Condomínio Vespasiano Corrêa será o primeiro a alojar aves para abate em frigorífico da Dália Alimentos

Frangos serão alojadas em meados de fevereiro. No total são nove núcleos

4.51KVisualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O primeiro Condomínio Avícola da Cooperativa Dália Alimentos a operar e alojar as aves que serão abatidas no frigorífico inaugurado em dezembro, em Arroio do Meio, será o de Vespasiano Corrêa, na localidade de Tenente Fialho. Dos nove núcleos, este será o primeiro concluído e apto a abrigar as 275 mil aves em meados do próximo mês. Antes disso, será agendada a data de inauguração do empreendimento que demandou investimento de R$ 7,5 milhões por parte dos sócios, mais a cota da cooperativa e a parceria público-privada da prefeitura local, com a doação da área de terra, terraplenagem e acesso.

Os próximos núcleos a alojarem os frangos serão os oito restantes, conforme cronograma e estiverem concluídos e aptos a receberem os animais para a engorda. Além de Vespasiano Corrêa, o núcleo de Encantado, em Linha São Luis, também se encontra com as obras concluídas.

O Condomínio Avícola Mato Leitão tem 100% das obras concluídas, restando apenas a realização de uma vistoria do local. Em Anta Gorda o Condomínio Avícola está recebendo os últimos ajustes com posterior vistoria e alojamento dos frangos. No núcleo de Venâncio Aires a construção dos oito aviários está em fase final.

A situação nos condomínios Cruzeiro do Sul e Marques de Souza é de aproximadamente 30% de obras realizadas. O Condomínio Avícola Encantado (São Luis) teve a terraplenagem concluída e o início das obras dos pavilhões está prevista para o mês de março. Já no município de Relvado a fase é de finalização da terraplenagem com início da edificação dos aviários nos próximos meses.

Conforme o técnico agrícola Vanderlei Michelon, a estimativa é de que até o final deste ano os nove núcleos estejam em pleno funcionamento, paralelamente. Cada condomínio será constituído por oito aviários no modelo dark house, totalmente automatizados e com capacidade para alojar 275 mil frangos. Em cada unidade serão contratados seis funcionários que farão o trabalho de manejo das aves, organização e planejamento de cada condomínio.

A equipe de assistência técnica responsável pelo Programa Frango de Corte da Cooperativa Dália Alimentos é composta pelo supervisor, médico veterinário Edenir Medeiros da Silva e pelos técnicos Vanderlei Michelon, Diego Rodrigues de Aguiar e Jean Pierre Wathier.

Primeiro abate

O gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, explica que primeiro abate no frigorífico em Arroio do Meio está previamente agendado para o dia 27 de janeiro. “Serão abatidos dez mil frangos provenientes da intercooperação entre a Cooperativa Dália Alimentos e a Cooperativa Languiru, de Teutônia”. Todos os produtos levarão o selo da linha Dália “Golden Chicken”.

Todo o processo do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos inclui um matrizeiro, em Vale Verde, que deverá estar concluído e entrar em operação no mês de abril, com 50 matrizes recria e 100 mil matrizes produção. É uma empresa – ASA – constituída por funcionários da própria cooperativa que investiram 15 milhões. Também compõe o programa um incubatório, localizado em Mato Leitão, com capacidade para incubar 1,2 milhão de ovos férteis por mês e o investimento é de R$ 12 milhões por parte da cooperativa.

Legenda: Condomínio de Vespasiano Corrêa será o primeiro a alojar

Legenda: Núcleo de Encantado está em estágio adiantado de obras

Legenda: Condomínio de Anta Gorda

Fotos: Divulgação

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Portal de Notícias Correio do Mate
Gemerson Rogerio Santos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.