Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Convênio entre MP e governo do RS reforça estrutura da saúde em hospitais de quatro regiões do Estado

Recursos serão aplicados na rede pública hospitalar visando o tratamento de pacientes da Covid-19

57Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O governo do Estado e o Ministério Público assinaram, na tarde desta terça-feira (7/4), termo de compromisso para o repasse de R$ 4,95 milhões do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) para ações de enfrentamento ao Coronavírus.

A assinatura ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital, com a presença do governador Eduardo Leite e do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen. A iniciativa vai permitir o reforço da estrutura hospitalar em quatro regiões do Estado.

Segundo Dallazen, os recursos que compõem o FRBL são oriundos principalmente de multas e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). O fundo é gerenciado pelo Ministério Público e por meio de um conselho gestor composto por 11 órgãos. A partir da assinatura, o dinheiro já é disponibilizado ao governo do Estado.

Conforme a secretária da Saúde, Arita Bergmann, presente na assinatura, os R$ 4,95 milhões serão utilizados para a estruturação de 30 leitos de UTI que irão reforçar o a rede pública hospitalar no tratamento de pacientes da Covid-19.

Serão comprados itens como camas, colchões, respiradores, monitores e bombas de infusão a serem destinados para a Santa Casa de Uruguaiana (10 leitos de UTI), para o Hospital São Carlos de Farroupilha (10 leitos), Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul (5 leitos) e Associação Hospitalar de Santo Ângelo (5 leitos).

“Agradeço ao Ministério Público por mais esta importante parceria. É um auxílio importante ao Estado, que já enfrenta dificuldades fiscais, nesse momento ainda maior de fragilidade, e também uma demonstração de solidariedade. É um conforto sabermos que não estamos sozinho”, disse Leite.

O governador também cumprimentou o MP pelo empenho na fiscalização dos decretos que estabelecem a política de distanciamento social. “O MP tem posição firme e assertiva para que sejam cumpridas as regras estabelecidas”, completou.

A secretária Arita destacou a importância da rede de solidariedade que tem se formado reunindo poderes, entidades e pessoas físicas para apoiar as autoridades nesse momento de enfrentamento. “Nossa palavra aqui é de agradecimento, em nome da população gaúcha”, disse.

Também estavam presentes o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior.

Fonte: https://estado.rs.gov.br

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.