GeralNotícias

Coopere com o Meio Ambiente todos os dias

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Todas as maneiras de produzir energia dependem de elementos encontrados na natureza, e a geração pode ter maior ou menor impacto ambiental. A energia térmica, por exemplo, proveniente da queima de combustíveis fósseis, tem alto potencial poluidor. Já a energia hidrelétrica é obtida a partir do movimento das águas, portanto, uma fonte limpa e renovável. Mas, quando falamos da nossa contribuição com o meio ambiente, o mais importante é utilizar a energia de forma eficiente. Coprel destaca ações importantes para cooperar de forma permanente com a preservação ambiental.
Utilize a energia elétrica com eficiência: Utilizar a energia para o trabalho, para o conforto e para o desenvolvimento das milhares de atividades que dependem da energia elétrica é muito importante, porém o desperdício somente sobrecarrega o sistema elétrico e não gera resultados ao consumidor. Ações simples como a regulagem de equipamentos elétricos de forma apropriada ao uso/estação do ano, banho em tempo adequado e aproveitamento da luminosidade são importantes não só para economizar na conta de luz, mas para o uso eficiente dos recursos ambientais que são utilizados para produzir energia.
Economize Água: Apesar de estar disponível em grande quantidade em nosso planeta, a água potável para consumo humano é cada vez mais escassa. No uso doméstico é muito simples de economiza-la, com ações simples como abrir e fechar a torneira conforme o uso ao escovar os dentes ou lavar a louça; juntar mais roupas para lavar para aproveitar a capacidade máxima da lavadora, na hora de lavar calçadas e jardins, substituir a mangueira pelo balde.
Contribua com a manutenção das fontes hídricas: As fontes de água se conservam quando são bem protegidas. A Coprel desenvolve o projeto Coprel Ecologia com o intuito de recuperar áreas de preservação permanente, contribuindo com a recuperação da vegetação nos locais que ela é fundamental, como no entorno de cursos de água que abastecem os mananciais.
Opte por produtos e serviços produzidos com consciência ecológica: Utilizar papel reciclado, preferir sacolas reutilizáveis para compras no supermercado, optar por produtos com embalagem retornável e incentivar empresas que trabalhem com respeito ao meio ambiente são práticas simples que, de forma conjunta, fazem muita diferença.
Faça a separação e destinação do lixo de forma correta: Comece pela sua residência, separando os resíduos orgânicos recicláveis dos não recicláveis. Respeite os dias de coleta para não sobrecarregar as lixeiras. Lixo eletroeletrônico, lâmpadas, pilhas e baterias não podem ser depositados no lixo comum: informe-se com a empresa onde adquiriu os materiais, ou com a prefeitura de seu município, para saber como proceder a correta destinação.
Transforme as ações ambientais em práticas permanentes: Realize as ações de preservação ambiental no seu dia a dia de forma permanente, oriente a sua família, e faça a sua parte para conscientizar mais pessoas de que é possível aliar desenvolvimento, conforto e trabalho com o respeito ao meio ambiente.

fonte: Coprel

Andressa de Oliveira

Cotrijal e Apae de Passo Fundo apresentam o Viveiro de Cidadania

Artigo anterior

ANTA GORDA | Vacinação para profissionais da educação

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral