A obra que representa o maior montante de investimentos da Coprel Energia em 2020 recebe a autorização geral para dar continuidade na conexão da sua Linha de Transmissão em 138kV. A obra de construção da nova Subestação de Energia em Marau (SE Marau 2) e de toda a extensão da Linha de Transmissão recebeu a autorização geral da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) no dia 23 de marco deste ano.
A Subestação Marau 2 irá beneficiar 5720 famílias cooperantes de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria.
O valor total do empreendimento é de R$ 14.980.000,00 sendo parte do recurso financiado pelo Badesul/BNDES. Entre os benefícios da implantação está a capacidade de suprir o crescimento da carga para os próximos 15 anos, disponibilidade para atendimento de grandes cargas industriais e expansão da agroindústria voltada a aviários, leite e grãos. Contempla ainda o desmembramento do atual alimentador em quatro novos alimentadores, o que possibilita um ganho ainda maior de eficiência operacional das redes, além da melhoria na qualidade de energia e níveis de tensão.
Segundo o facilitador de Energia, Herton Azzolin, o cronograma de energização das obras, que estava previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2020, poderá ser revisto em função dos efeitos da pandemia do coronavírus.
Fonte: Coprel