Portal de Notícias Correio do Mate
NotíciasSaúde

Coronavírus: quatro casos suspeitos no Vale do Taquari aguardam resultados de exames

Trata-se de dois casais, de Estrela e Lajeado. Resultados dos exames serão obtidos ainda nesta sexta-feira (13).

151Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O médico e Secretário da Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, afirmou em entrevista para Rádio Independente que há quatro casos suspeitos de pessoas infectadas pelo Covid-19, novo coronavírus, no Vale do Taquari.

Trata-se de dois casais, a princípio jovens, sendo um casal de Estrela e outro de Lajeado. Ambos viajaram para Europa, sendo um deles para a Itália. Seus exames foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre e a previsão é de que os resultados cheguem ainda nesta sexta-feira (13), até o final do dia.

Lajedo teve o primeiro caso suspeito na região no dia 29 de fevereiro, mas o exame teve resultado negativo. O secretário relata que a região estava tranquila sobre novos casos, mas a situação mudou nos últimos dias. “Hoje estamos com casos que entraram na nossa visão, estamos coletando exames, um casal que está em Estrela e outro que está em Lajeado. Estão sendo avaliados, seriam quatro casos então, dois casais”, relata.

Essas pessoas com suspeita permanecem em isolamento domiciliar até que os casos sejam confirmados ou descartados. Cláudio Klein cita o caso do paciente de Campo Bom, um dos casos confirmados do Rio Grande do Sul, que conseguiu se curar. “Ele se auto isolou já nos primeiros sintomas, se isolou tão bem que nem na família foram encontrados indícios da doença. De modo que ele conseguiu fazer que o vírus não se disseminasse, então é muito importante: quem tem suspeita, é fundamental que fique em casa”, entende o secretário.

O secretário afirmou que bailes e encontros de idosos estão proibidos em Lajeado e há cancelamento de outros eventos também, muitos deles envolvendo a Universidade do Vale do Taquari – Univates. “A partir de agora, enquanto não temos o vírus circulando aqui, são recomendações. Se esses casos confirmarem é que o vírus circulou, essas pessoas tiveram por aqui e tiveram contato com outras, então pode ser que depois de quatro, cinco dias, outras pessoas apresentem os sinais, e pode ser tarde”.

O importante é que cada um faça sua parte e tome os cuidados necessários, principalmente os de higienização pessoal. “É impressionante porque nós nunca fizemos isso na história. É o que a Coreia do sul fez e a Itália está fazendo, fica-se em casa. Coloca máscara se precisar sair e se isola para que realmente não se espalhe”, destaca. Se a pessoa tiver sintomas, mas não teve contato com ninguém que viajou para fora do país, não precisa se preocupar, pois nesse caso é apenas um resfriado.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, relatou que há casos suspeitos que surgiram através do hospital, três pessoas de uma mesma família foram para a Europa e estão em isolamento, pois eles viajaram e possuem sintomas. Não se tem informação se essas pessoas são os mesmos casos citados pelo médico Cláudio Klein.

Isolamento para quem viajou para o exterior

Moradores de Lajeado que viajaram para o exterior nos últimos 14 dias e que estejam apresentando sintomas do novo coronavírus, deverão ficar em isolamento domiciliar. A medida foi anunciada na tarde de quinta-feira (12), em coletiva de imprensa na prefeitura. Mesmo sem casos confirmados no município, foi criado um grupo para monitorar e a evolução da doença e traçar metas de prevenção.

A equipe conta com pessoas da administração, através da Secretaria municipal da Saúde e da Vigilância Epidemiológica, do Hospital Bruno Born (HBB), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Univates, Unimed e 16ª Coordenadoria de Saúde, além do Ministério Público. Quem apresentar os dois pontos associados deverá entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica.

Os números disponibilizados para os atendimentos são os seguintes: (51) 3982-1119 e 3982-1217. Profissionais treinados farão a triagem do caso e, caso identifiquem alguma possibilidade de infecção, irão até a residência do morador. Enquanto isso a orientação é que ele fique em isolamento domiciliar, evitando contato com outras pessoas.

Fonte: Rádio Independente

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.