Geral

Cristo Protetor – Da polêmica ao orgulho de ser Encantadense

0
Tempo de leitura: 2 minutos

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho; mas um sonho que se sonha junto, é pura realidade.” A frase cantada por Raul Seixas retrata a “vida” do Cristo Protetor de Encantado. Uma obra que surge carregada de conceitos, de sentimentos e de muita curiosidade, não sem antes provocar polêmica entre a comunidade de Encantado.

Desde o último dia 7 de abril, quando os braços e a cabeça do monumento foram içados e deram forma ao corpo do Cristo na estátua de 53 metros de altura, Encantado e seu povo não são mais os mesmos. Uma onda de autoestima, de orgulho encantadense, de compartilhamento de imagens e mensagens pelo mundo inteiro, mudou a rotina da cidade de 22 mil habitantes, situada no Vale do Taquari.

Tudo começou em 2016, quando a construção do Cristo Protetor de Encantado foi pensada e colocada no plano de governo do então candidato a prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti. Era só mais uma ideia colocada no papel e que poucas pessoas acreditavam que se tornaria realidade. Em 2018, já no comando do município, o prefeito eleito reuniu alguns empresários da cidade e falou sobre a necessidade de ser criada uma associação sem fins lucrativos que pudesse captar recursos particulares para colocar em prática esse projeto tão audacioso quanto polêmico.

Em 2019, diante do conflito entre a comunidade, o filho do prefeito, Gilson Conzatti, chegou a publicar em seu perfil nas redes sociais que toda obra que vem pra ficar e fazer a diferença no mundo gera polêmica. “(…) A Torre Eiffel recebe 7 milhões de visitantes ao ano. Hoje é o símbolo de Paris e da França e tinha gente contra. Os “do contra” estão em todos os lugares, mas o tempo não para e idéias revolucionárias não são para qualquer um. Tem que ter café no bule. Saudações ao Eiffel”. “O mesmo está ocorrendo com o Cristo Protetor. Muitos do que foram contra, no início, hoje se orgulham em ver Encantado sendo projetado a nível mundial”, contrapõe.

O assunto Cristo Protetor foi amplamente comentado e noticiado pelos veículos de comunicação de diversos países. Foi pauta em mais de 60 países e ilustrou mais de 150 reportagens. Destaque nos principais jornais da França, da Itália, da Irlanda, da Espanha, esteve na Globo News, no Fantástico, no jornal O Globo, e em todos os canais de TV regionais do sul do país. Mas foi a partir da aparição no Fantástico, da Rede Globo, que o monumento ganhou notoriedade nacional. A reportagem foi ao ar no dia 18 de abril e desde então, aumentou o furor nas redes sociais e atraiu centenas de visitantes ao local.

Associação Amigos do Cristo

A Associação Amigos do Cristo foi criada ainda em 2018, sendo composta por cerca de 10 empresários da cidade. Com articulações, material explicativo e a confiança necessária para sensibilizar doadores em potencial, o grupo já arrecadou cerca de R$ 1 milhão.

O projeto prevê mais R$ 1 milhão para concluir a obra, incluindo as áreas do entorno, como banheiros e estacionamento. Uma ação entre amigos está sendo comercializada para arrecadar parte do recurso necessário. O prêmio é um automóvel 0km e o valor para concorrer ao prêmio – uma camionete zero km – é espontâneo. O sorteio ocorrerá em 18 de dezembro de 2021. Pix de qualquer valor pode ser feito para a chave CNPJ 33.302.974/0001-89. Para mais informações, contate 51.99750.4545.

 

Turistas já chegam a Encantado

Em pauta por quase uma semana, diariamente, nas principais emissoras e programas de TV do Brasil, nos principais jornais impressos do país e numa onda fervorosa de posts e compartilhamentos tanto no Instagram quanto no Facebook, o Cristo Protetor de Encantado, mesmo sem estar concluído, já recebeu dezenas de milhares de visitantes ao longo das últimas semanas. Mesmo com bandeira preta, diversos turistas se arriscaram para vir conhecer de perto o monumento que está chamando a atenção do mundo inteiro por sua dimensão estrutural, superando em tamanho o Cristo mais famoso do mundo, que é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Entre o Cristo Redentor e o Cristo Protetor há uma distância física de 1,5 mil quilômetros. Essa distância não é nada para um ciclista de Venâncio Aires, cidade da região Vale do Rio Pardo. Ele saiu dos pés do Cristo Protetor no dia 14 de abril e espera chegar ao Cristo Redentor em 10 dias.

O Cristo Protetor também já inspirou poetas, poetizas e compositores musicais. Foi tema de paródia de música gauchesca ilustrada pelo artista Guri de Uruguaiana e desperta o lado criativo dos moradores e visitantes do local, a partir das câmeras de seus aparelhos celulares.

No fim de abril, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, que ampliou a propagação das notícias sobre o Cristo Protetor ao responder, gentilmente, uma provocação do prefeito do Rio de Janeiro, restringiu a movimentação até o monumento em função dos protocolos de saúde no combate ao coronavírus.

 

Missa Campal, vinda do Papa e outras do Cristo

Aos pés do Cristo já houve missa campal, celebrada em 2020, com a presença do Bispo Dom Paulo De Conto. A ocasião celebrou o lançamento da pedra fundamental do monumento. Há poucos dias, outro bispo, Dom Aloísio, visitou o local acompanhado por lideranças de Encantado, e lá, conduziu orações e abençoou a obra que eleva a simbologia da fé. Dom Aloísio lançou, sobre a comunidade, a expectativa diante da vinda do Papa Francisco na cerimônia de inauguração da obra. “Intercederemos junto ao sumo Pontífice para que reconheça a grandiosidade deste monumento para o fortalecimento da fé, independentemente de religião.”

 

Orgulho encantadense

“A autoestima é um bem que se multiplica quando compartilhada.” Essa frase foi criada pelo então prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, em 2020. Do seu gabinete, ele a escreveu num papel, a punho, e em poucas horas a mensagem ilustrava campanhas institucionais da administração municipal. Infelizmente, ele não teve tempo de ver, por meio de seu perfil no Facebook, a enxurrada de postagens e compartilhamento de imagens remetendo ao Cristo Protetor. Cada cidadão busca registrar o melhor ângulo do Cristo diante dos olhos de suas casas, de seus locais de trabalho, de seus espaços de diversão e entretenimento. Muitas, mas muitas imagens ainda lotam as redes sociais de milhares de pessoas. As que são de Encantado, em especial, vêm acompanhadas de uma frase quase uníssona: “Orgulho de ser encantadense.” Esse fenômeno registrado no virtual é a expressão do que se passa no emocional de cada cidadão encantadense. Isso é a autoestima sendo multiplicada porque está sendo compartilhada. O idealizador do Cristo Protetor não apenas deixa uma grande obra para a eternidade. Ele mexe com o imaginário humano, faz ressurgir sentimentos até então esquecidos. Abre caminhos para quem sabe identificar oportunidades. O Cristo Protetor de Encantado é mais um de seus legados.

 

Saiba mais

Acompanhe o andamento da obra do Cristo Protetor de Encantado nas páginas oficiais: Facebook: Cristo Protetor de Encantado. Instagram: cristodeencantado

Livia Maria Oselame – Correio do Mate

Andressa de Oliveira

ARVOREZINHA | Ações do Presidente da Câmara garantem destaque no meio político

Artigo anterior

PUTINGA | Eleições suplementares ainda sem data

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral