Notícias

Curso de Gestão de Cooperativas é lançado oficialmente em Caxias do Sul

0
Tempo de leitura: 1 minuto
Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul – 30/06/2023 | Editado em 30/06/2023

Graduação integra o conceito UCS Digital, com formato híbrido e conclusão dos estudos em dois anos

Tiago Luiz Schmidt destacou a importância do cooperativismo

“O maior concorrente das cooperativas é o desconhecimento”. Foi assim que o presidente do Conselho de Administração da cooperativa Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, iniciou a palestra que marcou o lançamento oficial do novo curso de Gestão de Cooperativas da Universidade de Caxias do Sul, realizado na tarde de quinta-feira, 29 de junho, no Salão de Atos da Reitoria. A informação compartilhada por Schmidt demonstra o quanto o cooperativismo merece mais atenção em relação a sua importância econômica e social. E é justamente esse um dos objetivos do curso que a UCS passa a oferecer, valorizar os benefícios que o sistema cooperativo traz para os associados e às comunidades onde está inserido.

O cooperativismo passou a ganhar um pouco mais de atenção nos últimos anos graças ao trabalho de divulgação das próprias instituições financeiras, porém há muito tempo está consolidado como modelo de sucesso em todo o mundo. Nas cidades onde há cooperativas, o PIB per capita é em média 5,6% maior que o das demais. “Não existe cooperativa rica em comunidade pobre”, exemplificou Schmidt durante a palestra Cooperativismo: uma História com Propósito, salientando que o cooperativismo pode ser considerado uma doutrina por fomentar tanto o desenvolvimento econômico quanto o social – representados pela figura dos pinheiros lado a lado no tradicional símbolo do cooperativismo.

Reitor Gelson Leonardo Rech

Em seu pronunciamento, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pontuou: “se a falta de conhecimento sobre o cooperativismo é um problema, nós estamos oferecendo a solução por meio da oferta desse curso, em um formato diferenciado, híbrido e dinâmico”.

Oferecida na modalidade a distância, mas também com encontros presenciais, a graduação possibilita a conquista do diploma em dois anos. É o segundo curso apresentado no conceito UCS Digital – o primeiro, lançado um dia antes, foi o de Gestão em Turismo. O UCS Digital une os benefícios do ensino a distância à oportunidade de experienciar presencialmente a vida universitária, em contato com colegas e professores. Os acadêmicos terão as aulas EaD autoinstrucionais e aulas síncronas on-line (cuja transmissão também poderá ser acompanhada em todos os campi), somadas a encontros presenciais de produção real. A previsão é de que mais 18 cursos sejam lançados pela UCS nesse modelo até o final deste ano.

Claudia Sganzerla, coordenadora do curso

A coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, Claudia Mara Sganzerla, destaca que a graduação foi pensada para qualificar profissionais para a criação, planejamento e implementação de empresas cooperativas, por meio da aplicação de técnicas estratégicas de gestão, planejamento de recursos e processos, bem como legislação compatível com os ramos do cooperativismo.

Em um mercado aquecido, especialmente na região Sul do Brasil, onde concentra expressivo número de associados, o cooperativismo está presente em segmentos diversos, como agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens, serviços e transporte. A formação qualifica para atuar no modelo econômico que tem na pluralidade de ideias, opiniões e visões o eixo principal para inovar e transformar a realidade.

As inscrições já estão abertas para o vestibular em processo seletivo contínuo.

Crédito das fotos: Bruno Zulian

ucs

Andressa de Oliveira

SERAFINA CORRÊA | Campeonato Municipal de Jogos Típicos Italianos encerrou na última sexta-feira

Artigo anterior

SERAFINA CORRÊA | Copa Integração Regional de Futsal iniciou no último domingo

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.