Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Dália Alimentos cria Grupo de Prevenção ao Coronavírus e elenca série de medidas para prevenir a doença

Cuidados estão sendo implementados gradativamente em todos os setores e estabelecimentos da cooperativa

291Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A Cooperativa Dália Alimentos, preocupada com a propagação do Covid-19, criou um grupo para tratar sobre a implementação de um pacote de medidas contra o vírus que está infectando pessoas de vários países do mundo. Reuniões quase que diárias estão sendo realizadas pelo grupo constituído por profissionais das áreas da Saúde, da Segurança do Trabalho e do Setor Pessoal da cooperativa.

Algumas medidas já foram implementadas na cooperativa, tais como a aplicação de álcool gel, afixação de cartazes informativos e obrigatoriedade da higienização das mãos ao acessar a empresa. A mesma sistemática foi adotada nos supermercados em Encantado e Arroio do Meio e em toda a rede de agropecuárias.

Quanto aos funcionários, a Dália mantém um cuidado especial, ficando estabelecido pela Direção o afastamento das atividades os empregados que sejam pacientes com doenças imunossupressoras e autoimunes e pessoas com sintomas de gripe ou com febre. Aos idosos com mais de 65 anos é optativo permanecer em quarentena e gestantes fica a critério do médico de confiança da grávida em como proceder. A Dália Alimentos possui cerca de 2,5 mil funcionários.

Ainda no protocolo do grupo, os atendimentos odontológicos foram suspensos temporariamente, os atendimentos médicos restritos, com exceção para exames admissionais, demissionais e retornos ao trabalho, com número limitado de pessoas circulando no ambulatório. A utilização de máscara nos setores produtivos e de atendimento, o aumento da frequência na limpeza de portas, acessos, corrimãos e materiais de uso coletivo e de higienização em ambientes de circulação de pessoas também são ações adotadas. Bloqueio da utilização das digitais no ponto eletrônico, somente uso do crachá e distribuição de copos descartáveis nos bebedouros, além do cancelamento de viagens e reuniões internas e externas e a utilização de vídeo-chamadas e envio de áudios via redes sociais integram o plano de medidas.

Também está inclusa a utilização do Programa Rádio Dália a fim de orientar os associados acerca dos cuidados a serem adotados para a prevenção da pandemia. Incentivo às compras online, através do site super.dalia.com.br com vistas de evitar aglomerações nos supermercados.

O Grupo de Prevenção ao Coronavírus Dália conta com os seguintes profissionais: médico coordenador de medicina do trabalho, Clairton de Pauli; médica do trabalho, Evelise Dias Frohlich; odontóloga, Carla Schramm Freitas; médico veterinário, Luis Gustavo Goulart do Nascimento; engenheiro Segurança do Trabalho, Luis Henrique Wendt; controller, Rene Luiza Gianisella e supervisora Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca.

 

Crianças filhas de funcionários

Representantes do Setor Pessoal da Dália Alimentos participaram, no dia 17 de março, de uma reunião na sede do Centro Administrativo de Encantado para tratar sobre o fechamento temporário das escolas municipais de educação infantil (Emei’s). A Dália é a única empresa que colabora com o município, auxiliando com o valor de R$ 89,98 por criança, filhos de empregados da cooperativa, que totalizam 112 alunos. Lembrando que 128 funcionários da Dália possuem filhos em creches do município, principalmente os de origem haitiana, e não possuem com quem deixar as crianças enquanto trabalham.

Estiveram na reunião o prefeito Adroaldo Conzatti, as secretárias municipais de Educação, Greicy Weschenfelder e de Saúde, Clarissa Pretto, as diretoras e mães representantes do Conselho de Pais e Mestres (CPM). Após debate, em que a supervisora do Setor Pessoal da Dália Alimentos, Sandra Simonis Lucca, expos a preocupação da cooperativa em relação ao coronavírus e também o alerta enquanto aos pais, que são funcionários e não tem com quem deixar os filhos. “Muitos de nossos funcionários possuem filhos pequenos, que necessitam das creches por não ter com quem deixar seus filhos. Com isso, os pais precisam ficar em casa, faltando ao trabalho, tornando a linha de produção inviável”. A decisão do chefe do Executivo, até segunda ordem, foi a de manter o funcionamento das Emei’s normalmente.

Legenda: Sandra explanou situação durante reunião no centro administrativo

Foto: Carina Marques

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.