Portal de Notícias Correio do Mate
Geral

Dália Alimentos segue com trabalho rigoroso na prevenção e no combate à Covid-19

Acesso à empresa só é realizado após termometria, utilização de máscara e outros protocolos estabelecidos desde o início de março

117Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Desde os primeiros dias do mês de março a Cooperativa Dália Alimentos desenvolve um trabalho rigoroso no combate à Covid-19. Um Grupo de Gestão de Risco contra o Coronavírus reúne-se diariamente para traçar ações e monitorar os empregados quanto à pandemia mundial. Na última semana, casos de funcionários testaram positivo para a Covid-19 e, imediatamente, foram afastados de seus setores de trabalho e permanecem monitorados pela Vigilância Sanitária de seus respectivos municípios de origem.

Conforme o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a doença está no mundo, no país, no estado e na região e todas as empresas poderão vir a ter em seu quadro colaborativo pessoas contaminadas. Ele detalha que na Dália todas as ações profiláticas estão sendo tomadas desde o início de março, portanto, há mais de um mês, por um grupo composto por cerca de 70 funcionários que aferem a temperatura, entregam máscaras, projetam e executam ações para evitar e proliferação do vírus. “Toda a empresa está tomando os cuidados para que os empregados estejam protegidos e saudáveis no ambiente de trabalho e também fora dele. Para isso, máscaras foram entregues gratuitamente para serem utilizadas fora da empresa e ninguém tem acesso à Dália sem seguir os procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias. Ressaltamos a importância da consciência de cada um, que assim como em seu ambiente de trabalho, tenha os mesmos cuidados em seus lares”, ressalta Freitas.

Em todos os estabelecimentos e em todas as indústrias da Dália Alimentos, em Encantado e Arroio do Meio, existe um padrão estabelecido logo na chegada do empregado. Após medição da temperatura, o que ocorre na chegada, caso apresente febre e sintomas de gripe, ele é dispensado e encaminhado à Vigilância Sanitária ou à Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos passando por uma pandemia global e o que queremos neste momento é impedir que a doença entre na cooperativa, mas para isso, precisamos da cooperação de todos. Trata-se de um momento difícil, novo, de adaptações e estamos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar a saúde física e emocional de todos”.

A Dália Alimentos emprega 2,5 mil funcionários e cerca de 20% do quadro está afastado por fazer parte de algum tipo de grupo de risco “O objetivo é reduzir a concentração de pessoas e também manter esse público seguro, em suas casas, preservando-o, munido de cuidados para voltar ao trabalho saudável”. Além de todos os funcionários terem que trabalhar com máscara, item que se tonou um Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório desde a chegada do Coronavírus, todos terceirizados e prestadores de serviço seguem o mesmo protocolo para ter acesso à empresa, como transportadores e outras pessoas.

 

Reunião com o Executivo

No domingo, dia 26 de abril, Freitas participou de uma reunião convocada pela Administração Municipal de Encantado, da qual também participaram integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE), do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e do coordenador dos imigrantes de Encantado, Fremiot Clerjuste.

Na pauta, a preocupação com a Covid-19 e o repasse de informações sobre o momento atual em relação à doença no município, que decretou, através do prefeito Adroaldo Conzatti, o uso obrigatório de máscaras pela população em locais públicos. Conforme dados da pasta de Saúde, o município está registrando transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a origem da contaminação.

Freitas reforçou todas as medidas adotadas pela Dália Alimentos, que segundo levantamento do próprio município emprega um terço dos trabalhadores de Encantado. “Existe um sistema bastante rigoroso adotado pela cooperativa e uma equipe se dedicando exclusivamente à tomada de decisões que venham a prevenir o contágio do Coronavírus na empresa. Mas precisamos que os funcionários mantenham o hábito de usar a máscara também fora da Dália e que evitem aglomerações, ajudando a controlar o contágio e, com isso, combater essa pandemia”.

 

Legenda: Procedimento padrão para o acesso à Dália: técnica em enfermagem, Mirtes Pederiva Boiani aferindo a temperatura da funcionária Marinês Busnello e o técnico em segurança do trabalho, Cleber Vitorino realizando as anotações rotineiras

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.