Portal de Notícias Correio do Mate
EconomiaNotícias

Decreto permite volta gradativa do funcionamento do comércio em Anta Gorda

As atividades econômicas deverão ser retomadas em Anta Gorda no dia de amanhã, 01 de abril, mas a população está sendo orientada a observar uma série de regra

312Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Na tarde de hoje, dia 31 de março, após participar de uma reunião da Amvat em Teutônia e ouvir o posicionamento dos demais prefeitos da região, a prefeita Madalena G. Zanchin reuniu-se com secretários e colaboradores para discutir a possibilidade de liberar a retomada gradativa das atividades econômicas no município.

No final da tarde de hoje, o Decreto de número 3.225/2020 foi expedido, com o objetivo de normatizar o funcionamento das atividades econômicas no município, estabelecendo os critérios e regras para o funcionamento.

A prefeita Madalena, apesar de muito apreensiva com a situação, decidiu acompanhar a decisão da maioria dos prefeitos do vale, e fazer a tentativa de liberar o funcionamento mediante o cumprimento das regras e critérios, mas já alertou que se os critérios e orientações não forem observados e houver um aumento de casos, o fechamento total poderá ser retomado. “Temos uma nova reunião na próxima segunda-feira entre todos os prefeitos, vamos avaliar se a população está consciente ou não, vamos avaliar o aumento dos casos e o comportamento, se houver aglomerações e descumprimento das regras, a tendência será pelo fechamento novamente, e posteriormente a isso, será muito mais difícil reabrir.  Por isso, peço o bom senso de todos e a colaboração para que possamos aprender a conviver com esta ameaça e não precisemos parar com nossas atividades econômicas, para que possamos preservar a vida e a economia, portanto agora é hora de levar a sério, a situação é muito grave, não é uma brincadeira”, alertou com veemência a prefeita.

Após muitas discussões a maioria dos prefeitos decidiu por uma retomada lenta, com regramento que limita a quantidade de pessoas atendidas no comércio, de que os estabelecimentos operem com no máximo 50% da capacidade determinada no PPCI, determinações de distância mínima de 2m, higienização e não aglomeramento.

Madalena fez um apelo para que os empreendedores se conscientizem e não desperdicem esta oportunidade de poder retomar suas atividades.

O município deverá manter uma intensa fiscalização e conta com o apoio da comunidade, para adotar uma postura adequada e também denunciar quem não está cumprindo com as determinações, em função de que está em jogo a saúde e as finanças de todos.

O Decreto apenas libera gradativamente o funcionamento das atividades econômicas, porém, o isolamento dos idosos e pessoas que estão no grupo de risco precisa ser mantido com ainda mais rigor e atenção, afinal, agora a movimentação e a interatividade das pessoas aumenta e com isso o risco de contaminação também aumenta. Sendo assim é preciso redobrar os cuidados e ampliar a atenção com a higiene.
Portal de Notícias Correio do Mate
Gemerson Rogerio Santos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.