Portal de Notícias Correio do Mate
Notícias

Definida composição da Mesa Diretora da Assembleia para 2020

No início da manhã desta segunda-feira (3) foi protocolada, no Departamento de Assessoramento Legislativo, a composição da chapa única apresentada para compor a Mesa Diretora que estará à frente da Assembleia Legislativa no segundo ano da 55ª Legislatura

190Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

No início da manhã desta segunda-feira (3) foi protocolada, no Departamento de Assessoramento Legislativo, a composição da chapa única apresentada para compor a Mesa Diretora que estará à frente da Assembleia Legislativa no segundo ano da 55ª Legislatura. Para ser eleita na sessão solene desta manhã, a chapa precisa obter a maioria absoluta dos votos dos parlamentares.

A chapa é composta pelos seguintes parlamentares:

Titulares

  • Presidente: Ernani Polo (PP)
  • 1º Vice-presidente: Zé Nunes (PT)
  • 2ª Vice-presidente: Franciane Bayer (PSB)
  • 1º Secretário:  Gabriel Souza (MDB)
  • 2º Secretário: Dirceu Franciscon (PTB)
  • 3ª Secretária: Zilá Breitenbach (PSDB)
  • 4º Secretário: Luiz Marenco (PDT)

Suplentes

  • 1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
  • 2ª Suplente de Secretária: Fran Somensi (Republicanos)
  • 3º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL)
  • 4º Suplente de Secretário: Carlos Búrigo (MDB)

Acordo pluripartidário
O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.

Atribuições da Mesa Diretora
Regimento Interno da Assembleia Legislativa (RIAL) estabelece a competência da Mesa Diretora e as atribuições dos seus membros nos artigos 30 a 40. Compete à Mesa dirigir os trabalhos administrativos e representar a Assembleia ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente.

Ao presidente da AL cabe, entre outras atribuições,  dirigir e representar a AL, presidir e convocar as sessões plenárias, presidir e convocar as reuniões da Mesa, substituir o governador nos casos previstos na Constituição do Estado. Os vice-presidentes, pela ordem, substituem o presidente nas ausências eventuais e impedimentos. O 1º secretário, entre outras atividades, é responsável pela autorização de despesas e pela fiscalização da publicação do Diário Oficial da Assembleia. Pode delegar competências aos demais secretários, e será substituído em caso de necessidade pelos demais secretários, conforme a numeração ordinal.

Fonte: Assembleia Legislativa

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.