DestaqueNotíciasPolítica

Definidas urnas que serão auditadas no dia das eleições

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Durante a manhã deste sábado (1º), os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definiram as urnas que vão passar pelo Teste de Integridade neste domingo (2).

O teste, que é acompanhado por empresa de auditoria externa, consiste em uma espécie de batimento cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado no equipamento.

Ele simula, em ambiente controlado, o procedimento normal de uma votação na seção eleitoral, com a participação de servidoras e servidores dos tribunais regionais, e de outros órgãos do Poder Judiciário e também do Ministério Público, além de representantes de diversas entidades fiscalizadoras.

Basicamente, o Teste de Integridade serve para comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica, comparando o resultado da votação em cédulas de papel e os resultados obtidos no Boletim de Urna, ao final da simulação.

Para saber mais sobre as urnas que passarão pelo teste, acesse a página dos respectivos TREs.

Saiba mais sobre o Teste de Integridade.

MM/CM

Gemerson Rogerio Santos

Você já ouviu falar do Boletim de Urna, mas sabe o que ele é? Tire suas dúvidas

Artigo anterior

Eleitorado do Rio Grande do Sul tem novo canal de atendimento

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.