GeralNotícias

Dia Internacional da Tireoide: médico explica a importância da glândula no organismo

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Hoje (25) é o Dia Internacional da Tireoide.  Em 2008, a Federação Internacional de Tireoide estabeleceu e lançou essa data comemorativa com o objetivo de promover a conscientização, o entendimento dos problemas da tireoide e dos desafios enfrentados pelos indivíduos, em nível internacional.

Conforme o médico endocrinologista, especialista em tireoide, Thiago Fritzen, a tireoide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão, popularmente, gogó.

Os hormônios produzidos pela tireoide agem na função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional, garantindo o equilíbrio do organismo.

Conforme Thaigo, quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

No hipertiroidismo o corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sentindo-se com muita energia, mas também muito cansada.

Se a produção de hormônio é insuficiente, provoca o hipotireoidismo. O organismo começa a funcionar mais lentamente: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. De acordo com o especialista, ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, pele seca, ganho de peso, aumento nos níveis de colesterol no sangue e, ainda, depressão.

Tanto no hipo como no hipertireoidismo, pode ocorrer o aumento no volume da tireoide, chamado bócio, que pode ser detectado no exame físico. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. Além disso, nódulos podem aparecer na tireoide, sendo eles malignos ou benignos, identificado através de exames.

Thiago explica que o tratamento para os problemas são realizados com medicamentos e em casos de tumor, cirurgias.

fonte: Rádio Uirapuru
Andressa de Oliveira

ESPUMOSO | Vacinação para professores

Artigo anterior

Produção de alimentos no pós-pandemia será tema da Abertura da Colheita do Arroz em 2022

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral