Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Documento Orientador Curricular Municipal é implantado na educação de Serafina Corrêa

A Secretaria Municipal da Educação realizou a entrega ao Conselho Municipal de Educação e a todas as Escolas do Município, tanto da Rede Municipal, Estadual e Particular, do Documento Orientador Curricular Municipal – DOCM

114Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A Secretaria Municipal da Educação realizou a entrega ao Conselho Municipal de Educação e a todas as Escolas do Município, tanto da Rede Municipal, Estadual e Particular, do Documento Orientador Curricular Municipal – DOCM.

Este documento inclui os Princípios Orientadores do Documento, das Modalidades de Ensino e dos Temas Contemporâneos, os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Educação Infantil, as Unidades Temáticas, os Objetos de Conhecimento e as Habilidades que deverão ser desenvolvidas na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

O DOCM foi elaborado a partir da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e do RCG – Referencial Curricular Gaúcho, acrescido das especificidades do Território Municipal, definidas pelos professores da Rede e na sequência, organizado e montado pelos professores, orientadores, supervisores, diretores das escolas, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação. A professora Eliana Ebbing responsabilizou-se pela formatação e revisão do Documento Orientador Curricular Municipal e o Professor Fabrício Montanari Soccol elaborou a contextualização da parte histórica do nosso Município.

Este Documento é o norteador dos Planos de Estudo das escolas de todo o território municipal, ou seja, guiou a elaboração de um currículo no qual garantiu-se aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, independente da Rede a qual pertençam. Além do DOCM, todas as escolas já analisaram, reestruturaram o seu PPP – Projeto Político Pedagógico, que já está aprovado pela mantenedora e o seu Regimento Escolar, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Todos esses documentos estão alinhados à BNCC.

A Secretaria Municipal da Educação ressalta que a elaboração do DOCM é de extrema importância porque entende que juntos poderão construir uma Educação que vai garantir a equidade, pois todos têm direito às mesmas aprendizagens e isso somente aconteceu com o empenho e a parceria entre os profissionais das Redes Municipal, Estadual e Particular de Serafina Corrêa.

Fonte: Prefeitura de Serafina Corrêa

 

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.