Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Dr. João Carlos Inácio assume 1ª Vara Judicial da Comarca de Guaporé

O Poder Judiciário da Comarca de Guaporé conta com novo magistrado para comandar a 1ª Vara Judicial

1.38KVisualizações
Portal de Notícias Correio do Mate
O Poder Judiciário da Comarca de Guaporé conta com novo magistrado para comandar a 1ª Vara Judicial. O juiz, Dr. João Carlos Inácio, que há quatro anos estava atuando na 2ª Vara Judicial, Juizado Especial Criminal (Jecrim) e Justiça da Infância e Juventude (JIJ) da Comarca de Panambi, tomou posse na manhã da segunda-feira, dia 2 de março, em cerimônia que contou com a presença de servidores da Justiça, autoridades e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, da Polícia Civil, Brigada Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção da Comarca de Guaporé, Defensoria Pública, Ministério Público, Cartório Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral e convidados, no salão do Júri. A juíza, titular da 2ª Vara, Dra. Renata Dumont Peixoto Lima, mesmo estando no período de licença maternidade, fez questão de estar presente e recepcionar o novo colega.
“Após a promoção da Dra. Andréia Da Silveira Machado para a Comarca de Cruz Alta, surgiu a necessidade de um juiz titular na 1ª Vara Judicial em Guaporé. É com imensa satisfação que abrimos as portas e recepcionamos o Dr. João Carlos Inácio. Sabemos da importância de preencher esse cargo de magistrado tendo em vista o elevado e a urgência dos processos que tramitam, bem como, a necessidade das comunidades ter um magistrado presente respondendo na Comarca”, destacou a juíza, Dr. Renata.
Natural de Maringá, cidade do Estado do Paraná, Dr. Inácio é formado em direito pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), pós-graduado em direito latu sensu pela Escola da Magistratura do Paraná e especialista em direito tributário escrito sensu pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Antes de assumir a magistratura no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2014, o novo magistrado desempenhou atividades como advogado, assessor de juiz de direito e assessor de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR).
Após aprovado no concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Dr. Inácio atuou em Porto Alegre (regime de exceção), na Vara de Sucessão e Vara Criminal da Comarca de Alegrete e, antes da transferência, estava respondendo na 2ª Vara Judicial, Juizado Especial Criminal (Jecrim) e Justiça da Infância e Juventude (JIJ) da Comarca de Panambi, onde era Diretor do Foro. O magistrado destacou os motivos que o fizeram mudar de ares.
“Estava há quatro anos na Comarca de Panambi e só guardo boas lembranças daquele lugar. A Serra Gaúcha é uma região que sempre almejei em atuar. O aspecto é parecido com a cidade que nasci e me criei. Estou com minha família há pouco tempo no município e posso afirmar que fiquei muito feliz e agradado pela receptividade e carinho de todos”, disse.
Na 1ª Vara Judicial, Dr. Inácio terá pela frente processos crime e cível, de execuções criminais, Juizado Especial Cível e o Tribunal do Júri. São cerca de 9,5 mil processos que estão tramitando.
“O desempenho das atividades será diferente da Comarca de Panambi onde atuava na 2ª Vara Judicial. O número de audiências será reduzido porque não estarei à frente das de competência de violência doméstica, que tomam cerca de 70% da pauta do magistrado. Diante desta situação me sobrará mais tempo para os processos cíveis e crime que estão em tramitação na Vara”, destacou Dr. Inácio que foi nomeado juiz eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) e estará à frente da 22ª Zona da Comarca de Guaporé.
Ao longo da cerimônia pronunciaram-se, desejando-lhe boas vindas e o desempenho das atividades com excelência na Capital da Hospitalidade, o promotor de Justiça Dr. Cláudio da Silva Leiria, o defensor público (diretor regional da Defensoria Pública Regional de Guaporé) Dr. Ricardo Girardello, delegado de Polícia Civil (PC) Tiago Lopes de Albuquerque, tenente da Brigada Militar (BM) Júlio César de Oliveira Greff e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção da Comarca Dr. Lourenso Presotto. Ao término da solenidade todos foram convidados para um coffee-break.
Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM
Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.