Notícias

Eleito o Conselho Municipal de Políticas de Cultura de Arvorezinha

0
Tempo de leitura: 1 minuto

No dia 02 de maio foi aprovada e no dia 03 de maio foi sancionada a lei que regula, no Município de Arvorezinha, e em conformidade com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, o Sistema Municipal de Cultura – SMC. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Arvorezinha, Gesmari Tereza Radaelli Zen o SMC tem por finalidade promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais. “Com a implantação do Sistema de Cultura o município passa a contar com o Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura e reformula a composição do Conselho Municipal de Cultura, passando a ter em sua formação a contemplação de outras áreas das artes, com mandato de dois anos, podendo ser renovável e tem como principal atribuição atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferencia Municipal de Cultura-CMC, na elaboração, acompanhamento da execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura consolidadas no Plano M. de Cultura. Cria ainda o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais e o Programa Municipal de Formação e Qualificação na Área Cultural”, salienta.

A que se constitui o SMC

A Secretária destaca que o Sistema Municipal de Cultura – SMC se constitui num instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural, tendo como essência a coordenação e cooperação intergovernamental com vistas ao fortalecimento institucional, à democratização dos processos decisórios e à obtenção de economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos. “Se constituindo no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil”, especifica.

Ela esclarece que a política municipal de cultura estabelece o papel do Poder Público Municipal na gestão da cultura. “Desta forma explicita os direitos culturais que devem ser assegurados a todos os munícipes e define pressupostos que fundamentam as políticas, programas, projetos e ações formuladas e executadas pelo Município, com a participação da sociedade, no campo da cultura. A cultura é um direito fundamental do ser humano, devendo o Poder Público prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, no âmbito do Município, pois é um importante vetor de desenvolvimento humano, social e econômico, devendo ser tratada como uma área estratégica para o desenvolvimento sustentável e para a promoção do bem-estar”, pontua.

Plano Municipal e Conselho

Segundo Gesmari é através da Conferência Municipal que o Plano Municipal de Cultura com ações para 10 anos, foi apreciado e posteriormente aprovado através de decreto pelo Prefeito Municipal no dia 04 de maio. Sendo que o Conselho Municipal de Política Cultural foi empossado na noite de 08/05/2023. “Nesta mesma noite foi escolhido o evento Natal no Morro para concorrer ao Edital Sedac- Chamada Pública de Coinvestimento”, afirma.

Conselho Municipal de Política Cultural eleito

Presidente: Carmen Pompermaier Gehlen;

Vice Presidente: Marcio DallAqua;

Secretária: Jaqueline Merlin;.

Representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura;

1.Membro Efetivo: Gesmari Tereza Radaelli Zen

Membro Suplente: Darlete Brizola Cassoli

2.Membro Efetivo:  GeisieleMenin

Membro Suplente:  Tamires de  Oliveira

Representante da Secretaria Municipal da Educação e Desportos;

  1. Membro Efetivo:Vanira Terezinha Finatto Rosa

Membro Suplente: Adriana BombonatoRech

Representante do Gabinete do Prefeito;

  1. Membro Efetivo: Márcio DallAqua

Membro Suplente: Talita Marin Gandolf

Representante do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR);

  1. Membro Efetivo: Carmen Gehlen

Membro Suplente: Evelini de ParizBoccardiBattipaglia

Representante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CMPHAC);

  1. Membro Efetivo: João Paulo Pedroso

Membro Suplente: Joana Fornari Pedroso

Representante do setor de artesanato;

  1. Membro Efetivo: Elza Sgarbossa

Membro Suplente: Marlene Dorigoni

Representante do tradicionalismo Gaúcho, folclore, nativismo;

8.Membro Efetivo:Clarice Campo

Membro Suplente: Renata DorigonZanchin

Representante das artes plásticas, artes visuais, arte digital, design, moda e arquitetura;

9.Membro Efetivo: Bruna Provenci Apolinário

Membro Suplente: Lizara Sangaletti

Representante da cultura indígena, culturas populares, cultura afro-brasileiras, e culturas de diferentes imigrações;

  1. Membro Efetivo: Odair José da Silva

Membro Suplente: Dadiane de Oliveira

Representante de livro, leitura, literatura, museu, arquivo;

  1. Membro Efetivo: Jaqueline Merlin

Membro Suplente: OlvirFadaniCanton

Representante de música/canto/dança/artes cênicas/circo/audiovisual.

  1. Membro Efetivo: Luiz Fernando de Lima

Membro Suplente: Sonia Baldissera

Luciana Quetheman

7 Best Free “cougar Relationship Utility” Decisions 2020

Artigo anterior

SERAFINA CORRÊA | Secretaria Municipal de Saúde realizou atividades na Escola 1º de Maio

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.