Nesta semana, na sede da CONTAG, em Brasília, está acontecendo a Oficina Nacional Sobre Parcerias e Desenvolvimento Rural Sustentável. O vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, e o assessor de política agrícola, Kaliton Prestes, estão representando a federação em discussões sobre assuntos que afetam diretamente a agricultura familiar gaúcha.
Os participantes estão fazendo uma avaliação do último plano safra (2019/2020), que pela primeira vez na história a agricultura familiar não teve um plano diferenciado.
Temas futuros também sendo tratados com grande ênfase. O vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, cita a construção da pauta Grito da Terra 2020, que visa o plano safra 2020/2021, o PRONAF, habitação rural e seguro agrícola. “Estamos discutindo também a questão dos juros. A Taxa Selic caiu, mas os juros para o produtor rural seguem muito altos. Ou seja, para o agricultor familiar, nada mudou. Esta deve ser uma luta do movimento sindical para os próximos meses”. A Oficina também trata sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) assunto que deverá ser fortemente discutido neste ano, a Década da Agricultura Familiar e a abertura do mercado chinês para os produtos brasileiros.
O evento se encerra nesta quinta-feira.
Fonte: Fetag-RS
DEIXAR UM COMENTÁRIO