GeralNotícias

Escolas da Rede Pública Municipal de Guaporé avançam nos dados do Ideb 2019

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino público do Brasil. O Ideb, ferramenta que acompanha as metas de qualidade para a educação, é calculado através do fluxo escolar (aprovação) e das médias do desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em mais uma publicação, com base em dados de 2019, o Rio Grande do Sul apresentou melhora no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio no comparativo com os dados anteriores.
A Rede Pública Municipal de Ensino, de Guaporé, através da participação dos alunos das Escolas de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon, apresentou um aumento significativo na qualidade do ensino. A média nos Anos Finais evoluiu de 5,3 para 5,6. A meta a ser atingida era 5,8, porém, o avanço é considerado extremamente positivo visto a média estadual ser de 4,4 e a nacional de 4,9. Nos Anos Iniciais a média ficou em de 6.5, sendo que a meta a ser atingida era de 6.3 e a média estadual de 5.8 e a nacional de 5.9.
A secretária Veridiana Maria Tonini, acredita que os investimentos realizados na educação, de modo geral, contribuíram para a melhora na qualidade do ensino de Guaporé.
“O investimento passa pela infraestrutura das escolas, transporte escolar, merenda escolar com cardápio planejado, formação dos profissionais e investimento pedagógico. Os profissionais e os alunos estando felizes no ambiente da escola também favorecem para a evolução nas médias. Por isso, conquistas como a insalubridade e recesso escolar para os profissionais das escolas de educação infantil, entre outros, fazem parte de um planejamento que pensa o humano e o profissional”, disse Veridiana.

Educandários
Com notas de 7,7 (Anos Iniciais) e 6,5 (Anos Finais), a Escola Imaculada Conceição destacou-se no cenário municipal. Primar pela qualidade do ensino é fundamental para a obtenção de bons resultados, destacou a diretora Vera Rita Conti Gallina.
“Os professores se dedicam com afinco para alcançar os objetivos a que a escola se propõe e por isso atingimos um índice muito bom em comparação com a média nacional. Não devemos destacar mérito de ninguém individualmente, pois de certa forma, todos os que fazem parte da escola contribuíram”.
A Escola Alexandre Bacchi, do bairro São Cristóvão, obteve 5,2 (Anos Iniciais) e 4,5 (Anos Finais). A diretora Angélica Patussi Ramos salienta que ações pedagógicas e metodologia de ensino eficazes mostram que o educandário está aumentando gradativamente a qualidade do ensino.
“O planejamento pedagógico bem feito, a prática pedagógica do professor e o objetivo da Secretaria Municipal de Educação, que é a efetivação da aprendizagem, apresentaram como consequência o aumento do indicador de qualidade”.
Figurando pela primeira vez no Ideb, a Escola Zaida Zanon, localizada no bairro São José, apresentou notas de 6,3 nos Anos Iniciais. Para a diretora Daniela Lorenzon Nervis, o trabalho desenvolvido prioriza a total atenção ao aluno e professor, que são compreendidos como o centro de todo o processo, juntamente com os recursos tecnológicos e infraestrutura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“Além destes fatores, também adotamos ações que estimulem o envolvimento e responsabilização da família sobre o aprendizado de seus filhos”.
No bairro Santo André, a Escola Dr. Jairo Brum é referência no ensino e as notas 6,6 (Anos Iniciais) e 5,6 (Anos Finais) mostram que o educandário está no caminho certo. Conforme a diretora Ieda Maria Bassani, o projeto de gestão da EMEF Dr.Jairo Brum iniciado com os ciclos de conversas e mediação de conflitos, transformou o espaço escolar num ambiente de aprender e ensinar e ensinar e aprender.
“Respeito, acolhida, escuta e organização são os valores que envolveram toda a comunidade escolar neste processo de aprendizagem”.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Sandra Meotti

Governador e vice recebem medalha do Exército Brasileiro

Artigo anterior

UCS Campus Guaporé e Entidades convidam: Live sobre inteligência de vendas pós-pandemia

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral