GeralNotícias

ESPUMOSO | COPERBOM – cooperação é bom para todo mundo

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O propósito de uma cooperativa dentro de uma sociedade é ajuda mutua, é o trabalho em conjunto onde agrega valores e o crescimento se torna a partir disso um constante. Por essa razão hoje iremos falar um pouco sobre a Coperbom. Alguém sabe o que é a Coperbom? Como ela funciona? Quantos associados? Qual é o propósito afinal da Coperbom?

A Coperbom é uma Cooperativa de Alimentos da cidade de Espumoso, segundo Lauro Colle, ele que é Técnico Agrícola e Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Espumoso a cooperativa foi fundada em 31 de outubro de 2007 e tem por objetivo fomentar a produção, comercialização e industrialização de produtos alimentícios, oriundos do meio rural na forma in natura, artesanais, minimamente processados e industrializados, buscando sempre a organização do seu quadro social para o bom desenvolvimento das suas atividades.

Atualmente a Coperbom tem 26 associados, sendo que todos pequenos produtores do município e sua sede é junto ao local onde funciona a Feira de Produtos Coloniais. Sete de seus associados possuem agroindústria o que impulsiona cada vez mais a agricultura familiar. Pois são famílias trabalhando unidas para que o seu negócio prospere. “E tem como presidente no momento a produtora rural Terezinha Garaffa Corazza”, destaca Lauro. No portfólio de produtos se tem a produção de hortigranjeiros, frutas e a industrialização de melado, cachaça, chimia e panificados. Segundo Lauro os associados da Coperbom além de participarem da feira abastecem com sua produção o mercado local e regional, ainda, fornecem seus produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAI, nas redes de ensino municipal e estadual.

Lauro especifica também que Coperbom está aberta para novos associados, seguindo seu Estatuto Social como acontece em todas as Cooperativas, sempre procurando ampliar o leque de produtos produzidos pelo seu quadro social e oferecidos para a população em geral. “O apoio técnico da Coperbom bem como dos seus associados é realizado pela Emater/RS-Ascar, através de convênios com a Secretaria Estadual da Agricultura e Desenvolvimento Rural-SEAPDR e com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural-Anater. Também conta com o apoio da Administração Municipal de Espumoso através das diversas Secretarias, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural-CMDR, imprensa e demais setores ligados à agropecuária”, finaliza.

 

Por, Luciana M. Quetheman – Jornalista – Mtb/RS 11.850 – luquetheman@hotmail.com – Jornal Correio do Mate

Andressa de Oliveira

ESPUMOSO | Nesse táxi, só dá elas

Artigo anterior

QUINZE DE NOVEMBRO | Curso de Solda

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral