GeralNotícias

ESPUMOSO | “Criando e Recriando a Arte nos Dias de Hoje”

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Devido à atual situação mundial, em que se enfrenta a Pandemia da Covid 19, o setor cultural esta sendo atingido de forma direta, acarretando a paralisação a nível presencial das atividades artísticas e culturais. Desta forma o Departamento de Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e Administração Municipal de Espumoso organizou o Projeto: “Criando e Recriando a Arte nos dias de Hoje”, para ser desenvolvido durante o ano de 2021. E quem irá falar para nós sobre esse maravilhoso Projeto é a Ledamar Vieira, Coordenadora Pedagógica.

Segundo a Ledamar este Projeto visa enaltecer a cultura e as belezas de nosso município, enfatizando a participação das escolas e da comunidade em geral. “Acreditamos que a cultura através dos hábitos e costumes, é uma das principais responsáveis pelo bem estar e a prosperidade de uma comunidade”, comenta.

Para fortalecer e estimular este processo de desenvolvimento o Departamento de Cultura tem como propósito incentivar as práticas culturais em nosso município. “Então estão sendo elencadas propostas de atividades culturais a serem realizadas durante o ano todo”, comenta. Segundo ela todas as atividades serão desenvolvidas no formato online, e assim que possível presenciais sempre seguindo a legislação vigente e os decretos estaduais e municipais os quais orientam quanto a realização de Eventos.

 

Museu, e a importância deste para entender a história

Como primeira programação, nos meses de maio e junho, Ledamar explica que estarão dando destaque ao Museu Municipal Professor Affonso Luiz Spada, que esta situado na Casa de Cultura de Espumoso, com o objetivo de mostrar este espaço e a importância deste para entender a história de nossos antepassados, pois é através deles que a história se torna viva. “Desta forma, as cidades, comunidades, regiões, estados e até mesmo a nação devem manter os museus para fazer com que seus filhos revivam o passado”, salienta a coordenadora.

Ledamar comenta que entre os dias 17 e 23 de maio de 2021 ocorre a 19ª edição da semana dos museus, sendo que esse ano o tema escolhido foi: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, a iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 do mês de maio que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus.

Só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente. “Reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam nossa maneira de ser e estar no mundo. Inserir-se no futuro é, sobretudo, contribuir para um presente mais digno para a humanidade e para o planeta que habita. Significa enfrentar as barreiras daquilo que está secularmente musealizado, reinterpretar o passado, reparar os erros, rever memórias e reimaginar histórias”, especifica.Escolas e Comunidade em geral.

 

Como está sendo desenvolvida a atividade sobre o Museu?

Primeiramente Ledamar salienta que esta atividade esta aberta para as Escolas e Comunidade em geral. Ela nos conta que na página do facebook do Centro Cultural de Espumoso e em outros meios de comunicações estão sendo divulgados vídeo sobre o Museu Municipal Professor Affonso Luiz Spada, dentre eles o trabalho de uma aluna realizado sobre o Museu, vídeos informativos sobre a importância e por que existem os museus, e também é divulgado o link que permite fazer visitas virtuais em Museus no mundo inteiro.

A coordenadora comenta que tem desafios para a comunidade em geral se quiser participar das atividades nesse período. “Nosso primeiro desafio é fazer uma investigação e encontrar um objeto, documento antigo e de grande relevância para sua família. Fotografar ou fazer um vídeo do mesmo, escrever uma descrição e nos enviar no endereço eletrônico: cultura.espumoso@bol.com.br ou pelo número de telefone, (54) 9 9958 5679 – Ledamar – através do aplicativo WhatsApp, para divulgarmos na página do Centro Cultural”, salienta ela.

 

Por, Luciana M. Quetheman – Jornalista – Mtb/RS 11.850 – luquetheman@hotmail.com – Jornal Correio do Mate

Andressa de Oliveira

Erva-mate: Câmara debate controle de praga e perspectivas para o mercado

Artigo anterior

CAIXA CREDITA 2ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA QUINTA-FEIRA (27/05) PARA NASCIDOS EM OUTUBRO

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral