GeralNotícias

ESPUMOSO | Deputado Federal pelo PT, Dionilso Marcon esteve em visita ao município

0
Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 28 de maio o gaúcho e Deputado Federal do PT, Dionilso Marcon esteve em Espumoso, realizando uma série de visitas, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espumoso e a Escola Agrícola Belizário Carpes com sede na Campina Redonda. Em entrevista para o Correio do Mate o Deputado relatou que veio a convite de Clóvis Orsolin, ele que é associado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espumoso e do Marcelo Orsolin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espumoso, para fazer uma visita e conversar sobre o trabalho que esta desenvolvendo em Brasília, incluindo novos projetos direcionados ao pequeno produtor rural.

 

Projetos

Segundo ele tem um projeto que é específico para a agricultura familiar que tramita na Câmara Federal em Brasília, que é o “Projeto Emergencial para a Agricultura Familiar”, projeto número 823, este com o objetivo de ajudar o pequeno produtor, com financiamentos com juro zero, com longo prazo para pagar, para assim estimular a produção de alimento. “Estamos vendo que a questão da alimentação esta muito cara, também porque os custos estão muito altos, e nesse momento de crise precisamos produzir alimento com valores mais acessíveis”, diz. A ideia também deste projeto é de que o pequeno produtor possa ter subsídios para comprar pequenas máquinas, fazer alguma reforma, comprar algum tipo de máquina para agroindústria, para fazer estufa, e irrigação. E também segundo ele para quem tem dívida no banco por questões de seca e alguma intempérie que tenha necessidade então possa prorrogar o pagamento para o ano seguinte sem juros. “Então esse é o projeto que temos em Brasília articulado pela Fetrap Brasil, Via Campesina e pela Contag”, salienta o Deputado.

Quanto a Escola que foi visitar disse que a estrutura é excelente, parabenizou a direção e o município pela organização. Disse que a escola ganhou uma incentivo no valor de R$700 mil que segundo o deputado é de uma emenda de bancada, para comprar equipamentos, um trator, ou seja, irão usar para a manutenção do que é necessário para a mesma. “Escola agrícola é importante para incentivar a manter o jovem na propriedade rural”, comentou.

 

Governos e momento atual

Sobre o Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, disse que é muito bem educado, defende a democracia, defende o direito do povo, mas que não concorda com a venda do Banrisul e da Corsan e disse que ambos são patrimônio do Estado. Para o Marcon falta por parte do Governador do Estado desenvolver um projeto em defesa do emprego e apoio a agricultura familiar. “Um governo que não investiu no Rio Grande do Sul, o nosso PIB esta decrescendo em relação ao ano passado, o desemprego aumentando e não teve proposta para desenvolver o Rio Grande do Sul”, enfatiza o Deputado.

Marcon também fez crítica ao Governo Bolsonaro pela falta de ação na área da saúde, ocasionando segundo ele a falta de vacinas contra o covid. “Nós poderíamos ter comprado vacina em agosto de 2020, e isso é a CPI quem esta mostrando, não é o Marcon”, salientou ele. Criticou também a falta de ajuda financeira pelo Governo Federal para os pequenos produtores, enfatizando que o ideal seria garantir uma renda emergencial para essas famílias.

E para finalizar falou sobre o Lula. Disse que o Lula é um fenômeno e que a população tem lembrança boa dele. “Fizemos uma reunião de bancada há um mês e Lula disse que se o povo o quiser ele esta aí”. Salientou que o Lula já é um pré-candidato para a Presidência da República em função dele ser bem visto pelas ações que ele já realizou enquanto presidente. “E nós precisamos ter um Presidente que volte a investir naqueles que precisam, na educação, na saúde, na micro e pequena

empresa, na agricultura familiar, nos programas sociais e que defenda a democracia. E tenho certeza que se o Lula for candidato ele vai voltar para o Palácio do Planalto pra fazer isso”, salientou.

 

Foco no pequeno produtor

Clóvis Orsolin ficou lisonjeado com a visita do Deputado já que ele foi um dos que coordenaram a sua vinda ao município. “Eu tenho um contato mais antigo com o Deputado Marcon, a gente se encontrou na luta pela terra por volta do ano de 1989 e a partir daí a gente seguiu lutando junto pela terra e conseguindo o assentamento. Hoje em decorrência de o Deputado seguir ajudando os pequenos produtores, então achamos interessante que ele viesse até Espumoso para discutirmos a possibilidade de algum projeto futuro”, explica. E finalizou dizendo sobre a importância do Marcon conhecer Espumoso e região, visto que é uma região de pequenos agricultores.

 

Importância do Sindicato

Para Marcelo Orsolin, Presidente do STR, a vinda do Deputado Federal Dionilso Marcon é muito importante para a nossa cidade já que o trabalho que o mesmo vem fazendo é em defesa da agricultura familiar. “O sindicato de Espumoso completa nesse ano de 2021, 59 anos e foi embasado e criado pela agricultura familiar, pelos homens e mulheres do campo e nós precisamos seguir o trabalho como sindicato de representatividade dos agricultores, levando a frente as suas demandas. E esse é um momento muito feliz quando a gente então no dia de hoje recebe em nossa entidade o deputado, uma visita espontânea que ele faz a todas as entidades que tem esse apelo pela agricultura familiar para nos ouvir e debater perspectivas melhores para os nossos agricultores”, salienta.”

Marcelo fala que esta a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais há cinco anos, trabalhando em defesa da agricultura familiar. Segundo ele hoje entre Espumoso e Jacuizinho há 521 associados. “É um número expressivo que demonstra cada vez mais o nosso compromisso enquanto entidade de trazer benefícios aos nossos associados e de fazer essa representatividade a todos os agricultores”, finaliza.

 

Por, Luciana M. Quetheman – Jornalista – Mtb/RS 11.850 – luquetheman@hotmail.com – Jornal Correio do Mate

Andressa de Oliveira

CAMPOS BORGES | Ação Social e emenda de R$ 50 mil para o município

Artigo anterior

ESPUMOSO | Yoga para as crianças: a descoberta de possibilidades e limites

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral