Estilo de VidaGeralNotícias

ESPUMOSO | Liderança feminina no ramo da construção civil

0
Tempo de leitura: 1 minuto

A espumosense Andréia Pagnunsat, empresária no ramo da construção civil gerencia a JEANP FABRICAÇÃO DE PRÉ MOLDADOS. A empresa fabrica estruturas metálicas e pré-moldados. Andréia nos conta que o empreendedorismo fez descobrir nela uma mulher que até então, não conhecia. “Hoje me sinto mais forte e segura. Precisei passar por muitas dificuldades para entender que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, basta que se tenha muita coragem e perseverança para enfrentar cada obstáculo e não desistir”, especifica ela. Andréia comenta que se ter fé e muito importante em meio às turbulências que se pode ter pelo caminho de um empreendedor. Para ela a cada não e cada tentativa que falha é preciso tirar proveito e levar como lição e aprendizado. “Procuro me inspirar em pessoas de sucesso, buscando sempre a motivação para continuar”, diz. Desenvolver algumas habilidades para que tudo flua de acordo, considera muito importante. Como reconhecer os pontos fracos para poder melhorar sempre, aprender a contornar situações de conflitos e saber lidar com as diferenças. Segundo a empresária o empreendedorismo é um caminho constante de desafios e é preciso saber se esta com disposição para enfrentar esses desafios e seguir em busca pelo aperfeiçoamento para oferecer o melhor aos clientes.

Como tudo começou

Começou a empreender por necessidade, comenta. Após a morte do seu esposo Eron Pagnunsat (in memorian), ela deu continuidade ao trabalho que ele havia iniciado, pois tudo o que eles tínham foi investido na abertura do negócio. “Então o sustento e o futuro do meu filho dependia disso. Precisei ser forte e enfrentar”, especifica Andréia. Em 2015 ela solicitou exoneração do seu cargo de técnica em enfermagem, na saúde pública de Espumoso e começou a se dedicar de forma exclusiva para a empresa que na época fabricava estruturas metálicas e serralheria em geral. Em meio a tudo isso ela procurou realizar alguns cursos na área de gestão empresarial, contratou os serviços de uma boa consultoria que a auxiliou por dois anos e pode contar também com a ajuda de pessoas da família, nesse caso com o seu irmão que tem grande experiência nesse ramo. “Fui privilegiada em trabalhar com uma equipe qualificada, isso foi muito importante para a continuidade do trabalho. A cada dia, novos desafios. É uma busca constante do aprendizado e aperfeiçoamento”, explica. Andréia iniciou também uma graduação em Ciências Contábeis, pois entende que irá lhe ajudar na gestão do negócio.

Hoje ela continua a contar com a ajuda de pessoas da família, sendo o seu irmão André, o seu filho Jeanriê e o namorado Vagner. “Você contar com a ajuda de pessoas da sua confiança faz toda a diferença ao empreender um negócio principalmente na área da construção civil”. Pois para ela o simples fato de ser mulher já é o suficiente para que algumas pessoas não confiarem em sua capacidade de gestão empresarial. “No ramo em que a minha empresa atua, 99% dos funcionários são do sexo masculino. O fato de ser mulher e precisar comandar frentes de trabalho onde apenas homens exercem as funções me preocupou muito no inicio”, salienta. Ela procurou assumir uma posição firme para assim conquistar o respeito, mas sempre em equilíbrio procurando manter o diálogo, nunca sendo hostil. E com o passar do tempo Andréia entendeu que precisava conhecer e compreender os colaboradores e foi assim que ela começou a desenvolver a habilidade em saber lidar com as diferenças.

Gerenciamento de tempo

Organizar e gerenciar bem o tempo sempre foi um grande desafio para muitos empreendedores. Para Andréia não é diferente já que ela costuma trabalhar de 10 a 12h por dia. “Aprendi que é muito importante a organização. No domingo à noite procuro já organizar minha semana pontuando os assuntos que devem ser tratados como prioridade”, explica. Nas rotinas de trabalhos a serem realizados pelos funcionários durante a semana ela conta com uma pessoa que organiza e delega as funções para cada um, assim como também o acompanhamento do trabalho na obra. Para a empresária é muito importante ter pessoas com quem possa contar para compartilhar as atividades, assim evita acúmulos de funções.

Separar um tempo para a família, para o laser e descanso é fundamental para ela. “No meu tempo livre gosto muito de ficar em casa, organizar minhas coisas, cozinhar, assistir boas séries, uma boa leitura, ficar em família e cuidar dos meus cachorros”, salienta. Andréia também gosta de viajar, cometa que sempre que pode procura sair pra conhecer novos lugares.

Por, Luciana M. Quetheman – Jornalista – Mtb/RS 11.850 – luquetheman@hotmail.com – Jornal Correio do Mate

Gemerson Rogerio Santos

ESPUMOSO | Persistência, garra e união é o diferencial para empreender

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Pai é acusado de estuprar a própria filha de 5 anos

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.