Desde que ficou autorizado que estados e municípios se organizem para a compra de vacinas para imunização da população, uma verdadeira corrida foi feita para que os prefeitos organizados com as instituições regionais como o Comaja, no caso de Espumoso, se mobilizassem assinando protocolo de intenção de compra e pedido de aprovação da Câmara de Vereadores.
Não existe vacina à disposição ainda para venda aos municípios, os laboratórios que estão trabalhando dia e noite na produção de vacinas para todo o planeta, estão engajados em concluir as remessas para os pedidos da federação, no caso do Brasil, o Ministério da Saúde. Laboratórios como o Pfizer, é um dos que deverá produzir as vacinas para negociação direta com estados e municípios.
As organizações regionais de municípios mobilizaram seus prefeitos e elas entre si se mobilizarão para juntas efetuarem, assim que possível, a compra das vacinas que precisa ser feita em grande volume.
O prefeito de Espumoso, Douglas Fontana utilizou a rede social para fazer o anúncio para a comunidade. Entre suas citações, afirmou que o município possui recursos para a compra de vacinas para a imunização de toda a população. Ou seja, no momento em que for liberada a compra tendo a mesma à disposição dos municípios, Espumoso poderá comprar porque tem reserva de recursos para isso.
“Temos sim um compromisso grande com a saúde dos espumosenses, a pandemia tem nos trazido diversas dificuldades e não iremos nos tranquilizar enquanto tudo isso não tiver um final feliz para todos através da imunização” afirmou o prefeito.
IPTU
Diante da situação da pandemia, o governo municipal de Espumoso flexibilizou o pagamento do Imposto Predial, Territorial Urbano – IPTU oferecendo desconto de 20% para quem pagar a vista ou em até três parcelas, a partir do dia 19 de março. Ainda existe a possibilidade de parcelamento dem 10 vezes, porém, sem o desconto.
Talão do Produtor Rural
Quanto a Revisão dos Talões de Produtor Rural, o prazo foi estendido para até o dia 31 de março, dando um tempo extra para que os agricultores possam realizar a revisão e aglomerações sejam evitadas. O Prefeito Fontana salientou a importância da revisão dentro do prazo para que os produtores nãos sejam prejudicados e nem o município perca com o repasse dos recursos oriundos do agronegócio.
Ampliação de horários nos postos de saúde
Iniciou na Unidade de Saúde Gerardo Barbosa o atendimento em horário estendido das 19 às 22 horas, de segunda a sextas. Sábados, domingos e feriados das 8 às 11h30min. Este sistema que só ocorre no posto central, será para atendimento de pessoas que estejam com sintomas de Covid-19. Dessa forma será possível atender um público que possui dificuldade de procurar o serviço público em horário de expediente.
Protesto dos comerciantes
Prefeito se manifestou quanto ao protesto dos comerciantes de Espumoso, pedindo o retorno da cogestão para que os municípios possam gerenciar a situação de abertura dos comércios seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus. Um movimento está sendo feito junto as entidades representativas dos municípios e também deputados para que o governador do Estado retome o processo de cogestão e dê aos prefeitos a autonomia que lhes foi retirada.
DEIXAR UM COMENTÁRIO