NotíciasPolítica

ESPUMOSO | Projeto do Vereador José Carlos quer incentivar a captação e reuso da água da chuva

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Estudos apontam que cerca de 40% da população global viva hoje alguma situação de estresse hídrico. São regiões onde a oferta anual de água é inferior a 1.700 m3 de água por habitante, considerado o limite mínimo seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, calcula que até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico.
Este cenário vai afetar não apenas o consumo humano, mas ameaça também atividades agrícolas e a produção industrial, dois setores dependentes da água como insumo de produção. Segundo dados de um relatório divulgado pelas Nações Unidas, caso nenhuma providência seja tomada as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030. A instalação de sistemas de captação e reuso da água da chuva pode amenizar os problemas que Santa Catarina e todo Brasil tem passado nos últimos meses, de forte estiagem.
Pensando nisso e com o objetivo de amenizar os impactos causados pelo gasto excessivo da água potável, o Vereador José Carlos Mehring apresentou o projeto de lei ordinária 008/2021 que trata sobre a obrigatoriedade de instalação de sistemas de captação de água em construções residenciais com valor superior a R$ 100 mil e em todas as construções não residenciais.
O Vereador José Carlos explica a necessidade da discussão do projeto e de ações de preservação dos recursos hídricos. “O objetivo do projeto é fazer com que as casas, comércio e indústria tenham reservatórios de água da chuva para suprir a necessidade de água não potável, gerar o uso racional dos recursos hídricos para o combate ao desperdício de água, assim gerar economia financeira e a preservação do meio ambiente.”.
O projeto ainda será discutido com a população local através de audiência pública municipal, com data a ser marcada ainda.

Fonte: Assecom Câmara

Gemerson Rogerio Santos

ALTO ALEGRE | Amor ao próximo

Artigo anterior

VALE DO TAQUARI | Prefeitos do G-17 projetam turismo como ferramenta de desenvolvimento

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.